Cripto Magazine

Júlia Zanatta comemora o fim do projeto DREX, do Banco Central

Na última terça-feira (04), a deputada Júlia Zanatta (PL – SC) comemorou em postagem na rede social X o fim do projeto DREX, do Banco Central. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital.

DREX

Anteriormente, na última terça-feira, o Valor Investe noticiou que o Banco Central do Brasil promoveu uma reunião no mesmo dia para informar a membros do consórcio do DREX que o projeto do Real Digital, que teve início em 2020, chegou ao fim.

Na página do projeto em seu site, o BC informa que o DREX tem como objetivo permitir vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais que estejam à disposição dos usuários. Paralelamente, a instituição ressalta:

“Esses serviços financeiros serão liquidados dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC), que é um ambiente integrado e padronizado.”

Ainda de acordo com o Banco Central, o sistema exige um intermediário financeiro, como bancos:

“Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.”

Comemoração

Posteriormente, a deputada Júlia Zanatta, do PL de Santa Catarina, comemorou a notícia do fim do projeto. Assim, ela escreveu em sua conta na rede social X:

“FIM DO DREX?

Uma entrega do nosso mandato. Talvez a maior de todas: GANHAMOS essa batalha e enterramos o DREX.

E não foi sozinha. Eu sempre falo que não tem vitória sem pressão popular e sem que vocês entendam do assunto. Obrigada a todos que compartilharam, pressionaram e assinaram a nossa petição NÃO AO DREX.

Mas o combate continua. Porque eles vão mudar o discurso e vender algo mais “bonitinho”.

Estarei atenta a cada passo. Não permitirmos uma moeda digital centralizada pelo Banco Central e ainda mais sem privacidade e sem debate popular.

Com nosso projeto 3341/2024, que proíbe o fim do dinheiro físico e nossa PEC ANTIDREX seguiremos no COMBATE. Posso contar com vocês?”

Consulta Pública

Finalmente, o Banco Central lançou no dia 29 de outubro sua consulta pública de nº 126/2025, relacionada ao mercado de ativos digitais. Confira mais informações sobre esta notícia clicando aqui.

 

Sair da versão mobile