Kamala Harris está se envolvendo cada vez mais com o tema das criptomoedas na corrida presidencial dos EUA de 2024. Jeremy Allaire, CEO da Circle, revelou que a campanha da candidata democrata tem buscado ativamente entender as políticas relacionadas a ativos digitais. Durante uma entrevista à CNBC, Allaire destacou que criptomoedas se tornaram uma questão “roxa”, ou seja, de interesse tanto de democratas quanto de republicanos.
Kamala Harris ainda não apresentou um projeto para os criptoativos
Quinta-feira da semana passada (08), quando Allaire participou de uma videoconferência com representantes da campanha de Harris, autoridades da Casa Branca e legisladores dos EUA.
O objetivo era esclarecer as posições sobre criptomoedas, que têm ganhado relevância na agenda política do país. Allaire enfatizou que há um esforço coordenado para que Kamala Harris compreenda profundamente as questões envolvendo a indústria de ativos digitais.
“O que a indústria busca são declarações claras da Casa Branca e de Harris sobre suas políticas econômicas.” – afirmou.
Mas desde o lançamento de sua campanha em julho, Harris ainda não apresentou uma plataforma econômica específica que trate de criptomoedas. No entanto, relatos indicam que sua equipe tem discutido o assunto com executivos do setor, avaliando se devem adotar uma posição pública.
Donald Trump tem postura diferente
Donald Trump, ao contrário, adotou uma postura direta sobre criptomoedas na Conferência Bitcoin 2024, incorporando ativos digitais à plataforma oficial do Partido Republicano.
A campanha de Harris parece estar ciente da importância crescente das criptomoedas no cenário político, embora ainda reste a dúvida se a vice-presidente adotará uma postura pública sobre o assunto.
A plataforma de previsão de mercado Polymarket indicava, em 14 de agosto, que Harris estava à frente de Trump em estados decisivos, com uma vantagem de oito pontos em todo o país. Ambos os candidatos participarão de um debate televisionado em 10 de setembro, onde o tema das criptomoedas pode emergir como um ponto crucial.
Portanto, a entrada das criptomoedas na agenda política dos EUA reflete a relevância desse setor na economia global. A forma como Kamala Harris e outros candidatos abordarão o tema pode influenciar significativamente o futuro das políticas econômicas e digitais do país.