O MB | Mercado Bitcoin, plataforma de ativos digitais, anunciou a listagem do AUSD, dólar digital desenvolvido pela Agora, uma fintech especializada em soluções de pagamento digital. Com uma capitalização de mercado superior a $200 milhões, o ativo é 100% lastreado pelas reservas em dólares americanos da empresa, compostas por títulos do Tesouro Americano de curto prazo, acordos de recompra e caixa.
AUSD
O AUSD opera em 15 blockchains, como Ethereum, Avalanche, Polygon, Sui, Solana e outras. Além de seguir o padrão ERC-20, garantindo confiabilidade, compatibilidade e uma integração fluida do ativo em operações financeiras seguras e em tempo real.
Conforme o MB, a listagem do ativo se alinha à crescente demanda dos brasileiros por moedas digitais lastreadas. De acordo com o relatório da Chainalysis, mais de 90% dos fluxos de criptoativos brasileiros envolvem stablecoins. Fabricio Tota, VP de Cripto Affairs no MB | Mercado Bitcoin, enfatiza que não é coincidência que o Brasil seja reconhecido como a “força motriz da economia cripto” na América Latina.
“O mercado está percebendo a importância das moedas digitais, e o AUSD é um desses projetos notáveis. O compromisso da Agora com essa categoria está totalmente alinhado à nossa visão, já que listamos stablecoins lastreadas em euro e em iene”, explica Tota.
Mais
Em Julho de 2025, a Agora anunciou uma rodada de financiamento Série A de $50 milhões, liderada pela Paradigm com participação da Dragonfly, reforçando a confiança do mercado na proposta de infraestrutura institucional do projeto.
Ainda de acordo com o Mercado Bitcoin, a moeda digital se diferencia de outras stablecoins por ter padrão institucional, ser neutra e ainda dividir a maior parte de sua receita com as empresas. Atualmente, a Agora está focada em ser um parceiro de excelência para empresas e protocolos cripto, fintechs e bancos que querem aproveitar o potencial das stablecoins.
“O crescimento do AUSD e a expansão da Agora no Brasil refletem a rápida consolidação das stablecoins como uma parte fundamental da infraestrutura financeira global. O país desempenha um papel central nesta expansão global da companhia, sendo um dos principais hubs de adoção liderada pelo consumidor e inovação liderada por empresas” comenta Facundo Werning, Head LATAM da Agora. “Estamos entusiasmados em trabalhar com o Mercado Bitcoin e o ecossistema brasileiro em geral”, reforça.
O AUSD já está disponível para negociação no
Mercado Bitcoin.