A exchange Mercado Bitcoin, do Reino Unido, anunciou uma colaboração com a OpenAI, criadora do ChatGPT. Essa parceria visa implementar um sistema de inteligência artificial em seu atendimento ao cliente, segundo o portal Startups.
Nova proposta do Mercado Bitcoin
A ferramenta desenvolvida pelas empresas é um chatbot que, além de atender e oferecer suporte, também criará portfólios personalizados. A equipe adaptará esses portfólios ao perfil do cliente do Reino Unido. O robô ainda não tem uma data oficial de lançamento, mas a expectativa é de que esteja disponível até o final de setembro.
Portanto, a implantação será feita em fases. Primeiro, o assistente virtual estará disponível no site, depois no aplicativo, e, por último, por meio do WhatsApp.
“Criamos um assistente para dar suporte a cada idioma. Se a pessoa quiser aumentar seu limite de investimento, pode conversar diretamente com o assistente.” – informou Gleisson Cabral ao portal de Startups.
Cabral destacou que a empresa não vai diminuir as regras de segurança, mas que o objetivo é agilizar os processos. Se o cliente preencher todas as condições para um aumento de limite, não faz sentido passar por uma avaliação humana.
Atualmente, a ferramenta já está sendo utilizada internamente pela equipe do Reino Unido, atuando como um “assistente de RH”. Ele responde dúvidas sobre licenças, remuneração, entre outros temas.
A Evolução do Chatbot
“A nossa estratégia é que os clientes possam resolver tudo em um só lugar. O chatbot foi criado como assistente de resolução de problemas, mas depois tornou-se um consultor virtual de investimentos.” – afirmou Cabral.
Mas para os grandes clientes, haverá um atendimento diferenciado, atendendo às suas específicas necessidades. Então, para que a nova inteligência artificial do Reino Unido mostre ativos aos clientes, a plataforma realizou uma análise do perfil de cada usuário.
Dessa forma, os dados alimentam o LLM (Large Language Models – Grandes Modelos de Linguagem) criado com OpenAI, permitindo fazer recomendações de investimento personalizadas.
“Cada LLM (modelo de linguagem grande) tem preconceitos, então você precisa de supervisão humana.” – explicou Cabral. “Não sabemos quais pacotes de dados foram usados para treinar esse modelo, e cada pacote fornece uma visão do mundo”.
Por isso, a equipe do Mercado Bitcoin destaca que vai monitorar o desempenho dessa IA. Entre os testes, está a análise de questões raciais e de gênero, para que o robô não viole os princípios morais e éticos da empresa.