quinta-feira, novembro 28, 2024
spot_img
HomeNegóciosMercado Bitcoin se torna validador da Chiliz Chain no Brasil

Mercado Bitcoin se torna validador da Chiliz Chain no Brasil

Nesta quinta-feira (28), o Mercado Bitcoin anunciou uma parceria com a Chiliz Chain, tornando-se o primeiro validador da rede no Brasil. A exchange brasileira se candidatou para essa função e aguarda a aprovação da rede para assumir seu papel no ecossistema.

Parceria entre Mercado Bitcoin e Chiliz

A Chiliz destaca que essa movimentação reforça seu compromisso com o Brasil, focando em garantir a robustez da rede. Atualmente, a plataforma suporta mais de 50 projetos globais, com parcerias em Web3 e no esporte. 

Mas o Mercado Bitcoin, como validador, terá a responsabilidade de validar transações, autorizar contratos inteligentes e proteger a rede contra atividades maliciosas, tornando-se peça chave na governança e segurança da Chiliz Chain.

Essa atuação tem grande relevância para o funcionamento dos Fan Tokens, NFTs e aplicações descentralizadas (dApps) da rede, que buscam promover a transformação digital no setor esportivo. O Mercado Bitcoin já possui um expressivo volume de tokens CHZ sob custódia e é responsável por listar mais de 30 Fan Tokens de clubes esportivos ao redor do mundo, incluindo nove clubes brasileiros.

O Mercado Bitcoin foi um dos primeiros parceiros da Chiliz a promover os Fan Tokens, reconhecendo a oportunidade de unir o universo esportivo ao mercado de criptomoedas. Essa colaboração é estratégica para ambas as empresas, já que permite um fortalecimento da marca no Brasil e o avanço da digitalização no setor esportivo global.

Além da entrada do Mercado Bitcoin como validador, a Chiliz anunciou mudanças importantes em sua governança, que serão discutidas pelos validadores na próxima semana, junto com a adesão do MB. Uma das principais propostas é a redução do período de “unstake” para apenas dois dias, contra sete dias como é atualmente. Isso proporcionaria uma experiência mais líquida e flexível para os participantes do staking.

Ecossistema SportFi no Brasil

Outro ajuste importante é a redução do período de “unjail” de sete para quatro dias. Esse período é o tempo de espera necessário para que um validador, após ser penalizado, volte a integrar o grupo e produza blocos novamente. Com essa alteração, a Chiliz busca alinhar-se à prática comum da indústria e reduzir a interrupção operacional, incentivando a correção de falhas mais rapidamente.

Atualmente, a Chiliz Chain conta com 11 validadores, entre eles grandes nomes como o clube de futebol Paris Saint-Germain e a desenvolvedora de games Animoca Brands. Para Alex Dreyfus, CEO do Grupo Chiliz, a entrada do Mercado Bitcoin é um marco para o desenvolvimento do ecossistema SportFi no Brasil. “Acreditamos no potencial transformador da nossa blockchain para conectar fãs e clubes esportivos de maneira inovadora.”

O Brasil, para a Chiliz, é um mercado estratégico. “Contar com um parceiro de peso como o Mercado Bitcoin fortalece ainda mais nosso compromisso em transformar o futuro dos esportes de maneira global e descentralizada”, destacou Dreyfus.

O Mercado Bitcoin já é parceiro da Chiliz desde 2020, quando listou o token CHZ. Nos anos seguintes, a exchange passou a listar os Fan Tokens de diversos clubes europeus e, mais recentemente, clubes brasileiros.

Mas para Fabricio Tota, Diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, a nova função como validador é um passo importante. “Ser um validador da rede Chiliz Chain é mais um passo para fortalecer essa parceria. Além disso, é uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a inovação no mercado dos esportes e ativos digitais.”

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img