quarta-feira, dezembro 11, 2024
spot_img
HomeBitcoinMetaplanet abraça o Bitcoin: seria a primeira 'MicroStrategy da Ásia'?

Metaplanet abraça o Bitcoin: seria a primeira ‘MicroStrategy da Ásia’?

A Metaplanet, uma empresa de investimento sediada no Japão, recentemente fez um movimento audacioso ao adotar o Bitcoin como seu “principal ativo de reserva do tesouro”. Então, com este anúncio, a empresa quase dobrou o preço de suas ações, mostrando o poder do Bitcoin no mercado financeiro atual.

Anúncio sobre Bitcoin fez saltar valor da empresa 

Em um tweet, a Metaplanet confirmou que já havia investido 1 bilhão de ienes (aproximadamente US$ 6,5 milhões) em Bitcoin. Na época, isso representava quase metade da capitalização total de mercado da empresa. 

Assim, a empresa descreveu essa mudança estratégica. Agora possui um abraço em ativos digitais e deu um passo em direção a um futuro onde a inovação é a essência das finanças.

Mas, após o anúncio, as ações da Metaplanet dispararam 90%, de 19 JPY para 36 JPY. A empresa negociou 69 milhões de ações naquele dia, um aumento extraordinário em relação à média anterior de 928.000 ações.

Esse padrão de crescimento é familiar para empresas que integram o Bitcoin em suas operações. A MicroStrategy, uma empresa de software, é um exemplo impressionante. Ou seja, desde que adotou a criptomoeda como principal ativo de investimento em agosto de 2020, suas ações subiram quase 1.000%.

A decisão da Metaplanet de adotar o Bitcoin gerou comparações com a MicroStrategy. Simon Gerovich, CEO da Metaplanet, até retuitou várias postagens comparando sua empresa à “primeira MicroStrategy da Ásia”.

Outras empresas podem seguir o mesmo caminho

Jason Fang, fundador da Sora Ventures, tuitou que o movimento da Metaplanet permitirá que os japoneses ganhem exposição ao Bitcoin sem pagar um imposto sobre ganhos não realizados que pode chegar a 55%. 

Ele também mencionou que qualquer pessoa com uma conta na Bolsa de Valores de Tóquio poderá obter exposição à criptomoeda sem riscos regulatórios.

A Sora Ventures, junto com a UTXO Management, Jack Liu (ex-CSO da OKX) e Mark Yusko (CEO da Morgan Creek Capital), estão apoiando a incursão da Metaplanet no Bitcoin.

Mas, atualmente, o Japão não tem um ETF de Bitcoin padronizado, embora recentemente tenha permitido que fundos de investimento detenham ativos digitais. 

Nos EUA, as ações da MicroStrategy servem como um “ETF de Bitcoin com vantagens” para os investidores. Possui taxas baixas e uso modesto de alavancagem para adquirir mais Bitcoin.

De qualquer forma, a Metaplanet tem uma variedade de negócios, desde investimentos imobiliários até consultoria em Web3. No entanto, ainda não há informações sobre a compra de outros ativos digitais comumente associados à Web3, como o Ethereum.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img