O presidente salvadorenho Nayib Bukele disse que a adoção do Bitcoin pelo país não foi tão longe quanto ele gostaria. Após a adoção da criptomoeda como moeda legal, ele disse que a situação poderia ser melhor.
Bitcoin não se populariza em El Salvador
Em entrevista à revista TIME, publicada na última quinta-feira (29), Bukele afirmou que a adoção do Bitcoin trouxe um “resultado positivo” para El Salvador. Contudo, ele reconheceu que os benefícios não são tão significativos quanto esperava.
O presidente comparou a atitude do país em relação aos manifestantes à aceitação do BTC, descrevendo-a como “voluntária” e não imposta pelo governo. “Certamente muito mais pode ser feito.” – disse Bukele.
“O Bitcoin não teve a adoção generalizada que esperávamos. Muitos salvadorenhos usam-no; a maioria das grandes empresas do país aceita. Você pode ir a um McDonald’s, supermercado ou hotel e pagar com Bitcoin. Mas a adoção que esperávamos não aconteceu.”
Na última quinta-feira (29), o presidente de El Salvador se mostrou satisfeito ao receber da TIME o título de “autoritário mais popular do mundo”. Desde que tomou posse em junho de 2019, a taxa de homicídios no país diminuiu consideravelmente.
No entanto, muitos indicaram que as autoridades violaram as leis de direitos humanos em seus esforços para reprimir a atividade dos gangues no país. Isso inclui a detenção de críticos do governo.
Nayib Bukele ainda quer criar a “Cidade Bitcoin”
Bukele declarou que El Salvador era o “país mais seguro do Hemisfério Ocidental”, negando ter usado gás lacrimogêneo ou cassetetes para reprimir os protestos. “Tudo na vida tem um custo e o custo de ser chamado de líder é pequeno demais para me preocupar muito”, disse ele.
“Agora, não gosto disso, mas também não é algo que me deixa acordado à noite.” Muitos na indústria de criptomoeda começaram a mostrar interesse em Bukele a partir de 2021. Naquela época, ele planejou forçar El Salvador a adotar o BTC como moeda legal durante uma conferência Bitcoin em Miami.
Desde então, o presidente incentivou a criação de uma “Cidade Bitcoin” no país, movida a energia vulcânica. Ele também lançou um programa de cidadania para pessoas que investem US$ 1 milhão em BTC ou Tether.
Bukele anuncia regularmente a compra de BTC no X. Segundo o presidente, o país tinha cerca de US$ 400 milhões apenas na “rede pública”. Depois de vencer novas eleições em fevereiro, deverá permanecer presidente de El Salvador até 2029.