Como de costume, o mercado digital não para de se movimentar com grandes notícias. Neste texto, vamos relembrar os tópicos que marcaram a semana entre os dias 14 e 20 de janeiro.
Evento no Metaverso
No último domingo (14), o perfil @Onnon_Studios, na rede social X, antigo Twitter, anunciou um novo evento do estúdio de animação Toei Animation, conhecido por obras populares, como Dragon Ball.
O “Virtual Anime Fest” vai ocorrer no dia 27 de janeiro – entre 15h e 17h no horário japonês – no espaço de realidade virtual do projeto de metaverso do ONN’ON STUDIOS, acessível pelo VRChat.
O evento também contará com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Toei Animation.
Exposição
No último dia 19, teve início a exposição “TUTANKAMON, A EXPERIÊNCIA IMERSIVA: Explorando o Antigo Egito em um Metaverso Revolucionário em São Paulo”.
A exposição estará sendo promovida no Shopping Cidade São Paulo até o dia 19 de maio.
Confira mais detalhes clicando aqui.
Dados do Mercado e Acordo Provisório
Em uma postagem em seu blog, a Chainalysis compartilhou com o público dados sobre o setor cripto presentes no relatório “2024 Crypto Crime Trends”. Entre os dados de destaque apresentados na postagem, esteve uma redução nos valores transferidos para contas ilícitas no ano de 2023 em relação a 2022.
As estimativas deste novo relatório apontam que foram transferidos U$ 24.2 bilhões para contas ilícitas no ano passado, o que equivale a 0.34% do volume total de transações on-chain. No ano de 2022 o valor transferido para esse mesmo tipo de conta foi de U$ 39.6 bilhões.
A Chainalysis, no entanto, ressalta que os valores referentes a 2023 deverão crescer daqui a um ano. Isso porque novas contas ilícitas poderão ser descobertas.
Também no último dia 18, a União Europeia anunciou um novo acordo provisório para unificar as regras de combate à lavagem de dinheiro entre seus estados membro.
Esse novo acordo também vai gerar mudanças no setor cripto. Com isso, empresas provedoras de serviços de ativos virtuais – ou CASPs, sigla em inglês – terão que investigar a fundo seus clientes.
“Conforme o acordo, os CASPs terão de aplicar medidas de devida diligência para com os clientes ao realizarem transações de valor igual ou superior a 1000 euros. Isso acrescenta medidas para mitigar riscos em relação às transações com carteiras auto hospedadas”, destaca o comunicado.