A Bitso, uma das mais revolucionárias empresas latino-americanas baseadas em criptomoedas, anunciou nesta segunda-feira (09) o nome de Bárbara Espir como a nova country manager do Brasil. Segundo a exchange, Babi, como a executiva é carinhosamente conhecida, assume o crescimento dos negócios no país. Além disso, será a responsável pela expansão dos serviços B2B (Business to Business) por meio da divisão Bitso Business.
Impacto da nomeação no setor de criptoativos
Este segmento busca fornecer custos de infraestrutura e atender à demanda de empresas internacionais que atuam no mercado brasileiro de forma estruturada, além de se conectar com o Pix.
Primeira brasileira contratada na Bitso, em 2019, Bárbara atuou como vice-presidente do departamento jurídico para a América Latina. Sua abordagem inclui a expansão da Bitso na Argentina, Colômbia e Brasil, além de investimentos e participação em diversas parcerias estratégicas do grupo, com forte atuação em conformidade legal.
Mas quanto ao Brasil, a empresa observa um crescimento acelerado no número de funcionários da Bitso. Essa expansão, que só no primeiro semestre deste ano, apresentou um aumento de 18%, é correspondente a mais de 1,8 milhão de pessoas. No setor corporativo, a Bitso Business triplica o número de clientes corporativos ativos em 2023, segundo a gestora.
“O Brasil é um dos maiores mercados de criptografia do mundo e tanto indivíduos quanto empresas estão descobrindo cada vez mais os benefícios do uso da tecnologia blockchain, stablecoins e de uma moderna infraestrutura de pagamento.” – acrescentou a executiva.
A Bitso, atualmente, se posiciona de maneira diferenciada. A empresa é conhecida pela segurança jurídica, finanças, segurança e conexão com sistemas de pagamentos regionais nos países onde opera.
Assim, a exchange destacou que a escolha de Bárbara Espir como country manager é um momento importante para o mercado. A diretora é a primeira mulher a liderar a indústria de criptoativos no Brasil. De acordo com a Bitso, a nomeação de Babi demonstra não só o compromisso da empresa com a integração, mas também com a diversificação no mercado de moeda digital.
O futuro da Bitso sob a liderança de Bárbara
Bárbara expressou seu orgulho ao ser a primeira mulher trabalhando na indústria de cripto no país. Ela sentiu-se feliz em servir de exemplo para as muitas mulheres talentosas que existem em nosso país.
“Uma de minhas missões pessoais é conseguir inspirá-las e mostrar que o caminho para crescer é pela cultura do esforço e do empoderamento, independente do gênero.” – declarou Babi.
Então, com ampla experiência no mercado global de fintech, ela atuou no Brasil, Estados Unidos e México. Formada em Direito pela PUC-SP, Bárbara possui:
- Mestrado em mercado financeiro e de capitais pelo Insper
- Mestrado em Stanford Law School, com foco em capital, blockchain e energias renováveis.
Além disso, ela também é membro do conselho consultivo da Vivalá, onde participa da gestão estratégica da empresa e orienta mulheres em tecnologia.
No início de agosto, a Bitso anunciou a introdução de contas globais e a disponibilidade de transferências, pagamentos e todos os outros serviços do Pix. Ou seja, a nomeação de uma líder feminina, aliada aos novos serviços, indica um crescimento sustentável e inclusivo para a Bitso no mercado de criptoativos.
Bárbara Espir assume a função de Country Manager da Bitso no Brasil, substituindo Thales Freitas, que decidiu deixar a empresa.