domingo, novembro 24, 2024
spot_img
HomeBitcoinPlataforma de criptomoedas facilitam doações políticas nos EUA

Plataforma de criptomoedas facilitam doações políticas nos EUA

Uma nova plataforma de doações on-chain está revolucionando o financiamento de campanhas políticas nos Estados Unidos. Desenvolvida pela Engage Raise e operando na rede Base, incubada pela Coinbase, a plataforma permite que políticos recebam contribuições em criptomoedas. Ou seja, essa opção é uma maneira rápida e fácil de financiar campanhas políticas sem desobedecer as normas americanas para as eleições.

Doações em criptomoedas dão mais segurança

Os apoiadores podem escolher entre mais de 240 criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ethereum, ou até mesmo utilizar cartão de crédito para suas doações. As vantagens para os doadores são: 

  • O número de opções em criptomoedas
  • Facilidade de participação de um público mais amplo
  • A doação por criptomoedas é a certeza para onde o dinheiro está indo

Segundo informações divulgadas no site da empresa, a plataforma coleta apenas o mínimo de dados necessários para cumprir as exigências legais, garantindo segurança e privacidade aos doadores.

Jesse Pollak, líder da rede Base, destacou em uma postagem no X (antigo Twitter) que a operação é alimentada pela Coinbase Commerce, reforçando a segurança e conformidade das transações. Ou seja, essa é uma prática que vem ganhando adesão rapidamente. 

Até as eleições de 2020, esse tipo de doação não existia. Mas, agora, pelo menos 13 políticos norte-americanos se inscreveram para receber doações em criptomoedas, incluindo: 

  • O deputado Tom Emmer 
  • A senadora Cynthia Lummis

Esses dois políticos são conhecidos por defenderem a tecnologia blockchain.

Donald Trump também adere essa tendência

O próprio candidato à presidência, o republicano Donald Trump, que não era um entusiasta da criptomoeda, também aderiu à tendência. Seu comitê de campanha começou a aceitar doações de criptomoedas desde maio de 2024. 

Esse movimento chamou a atenção do mercado, pois o empresário e político era contra esse tipo de ativo. Por isso, muitos analistas acreditam que isso foi mais uma estratégia de campanha do que realmente algo que ele acredite.

De qualquer forma, somente no segundo semestre, ele arrecadou mais de US$ 3 milhões em doações de criptomoedas. Isso demonstra que o mercado financeiro americano está mudando.

Portanto, você pode ser a favor ou não das criptomoedas, mas o fato é que essa nova forma de financiamento oferece não apenas rapidez, mas também transparência nas transferências de fundos. 

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img