Nesta quinta-feira (03), Roberto Campos Neto participará do discurso de encerramento da Digital Assets Conference Brazil 2024 (DAC2024). Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. A ESPMU, por exemplo, agendou um curso relacionado ao setor para a segunda metade outubro.
DAC2024
O evento Digital Assets Conference Brazil 2024 (DAC2024) informa que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará presente em seu discurso de encerramento nesta quinta-feira, a partir das 18h. O evento, que é patrocinado pela Black Rock, terá início às 13h e será transmitido no Youtube, em sua página oficial.
A DAC2024 é um evento voltado para a discussão sobre investimentos em ativos digitais, reunindo apenas convidados. Segundo a página oficial do evento, especialistas nacionais e internacionais abordarão temas como: modelos de tokenização, o papel das Moedas do Banco Central (CDBCs), a criação do DREX e a evolução da regulação.
Além de Roberto Campos Neto, alguns dos outros participantes anunciados nesta edição são:
Jay Jacobs – Chefe de Temática e ETFs de Active Equity da Black Rock;
Daniel Maeda – Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
João Accioly – Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
ESPMU
Na última terça-feira (1º), a Escola Superior do Ministério Público da União( ESPMU) compartilhou informações sobre seu curso “Criptoativos e lavagem de dinheiro – Aspectos práticos”. A Instituição destaca que esse é um curso gratuito, voltado para servidores e membros do Ministério Público da União (MPU).
Segundo o comunicado, a aula será promovida na modalidade a distância, de maneira síncrona e a partir das 18h30 do dia 23 de outubro, através da ferramenta Moodle. Confira mais informações sobre essa pauta clicando aqui.
Banco Central
O Banco Central deu início no dia 23 de setembro à segunda fase de testes do Piloto Drex. Confira a seguir as empresas selecionados para esta etapa:
- Cessão de recebível: ABC e Inter
- Crédito colateralizado em CDB: BB, Bradesco e Itaú
- Crédito colateralizado em títulos públicos: ABBC, ABC e MB
- Financiamento de operações de comércio internacional (Trade Finance): Inter
- Otimização do mercado de câmbio: XP-Visa e NuBank
- Piscina de liquidez para negociação de títulos públicos: ABC, Inter e MB
- Transações com Cédulas de Crédito Bancário: ABBC
- Transações com ativos do agronegócio (CVM): TecBan, MB e XP-Visa
- Transações com ativos em redes públicas: MB
- Transações com automóveis: B3, BV e Santander
- Transações com créditos e descarbonização – CBIO: Santander
- Transações com debêntures (CVM): B3, BTG e Santander
- Transações com imóveis: BB, Caixa e SFCoop