Um projeto de lei prevê a criação de uma reserva estratégica soberana de Bitcoin (RESBit). As informações são da Agência Câmara Notícias. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. A exchange de criptomoedas CoinEx, por exemplo, anunciou novas listagens em sua plataforma hoje.
RESBit
De acordo com a Agência Câmara Notícias, o Projeto de Lei 4501/24, de autoria de Eros Biondini (PL-MG), tem como objetivo a criação de uma Reserva Estratégica Soberana de Bitcoin, ou RESBit. Conforme destaca a Agência, essa reserva seria formada por criptomoedas adquiridas pelo Governo Federal e seria uma forma de diversificar os ativos financeiros das reservas internacionais do Brasil.
O Banco Central e o Ministério da Fazenda seriam responsáveis pela gestão da Reserva. Ainda de acordo com a Agência, como parte desse planejamento, o Governo também incentivaria programas de formação relacionados a temas como criptoeconomia e blockchain.
Banco Central
Vale lembrar que o Banco Central anunciou no início do mês a prorrogação do prazo final das consultas públicas de números 109 e 110, que dizem respeito às Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais, as PSAVs, e que têm como intuito coletar informações para a regulamentação dessas instituições.
Essa consultas seguirão abertas até o dia 28 de fevereiro.
CoinEx
A CoinEx anunciou duas novas listagens nesta quinta-feira (13):
SHELL (MyShell) – Início dos serviços de depósito e retirada marcado para as 10h30 (UTC) desta quinta-feira. Par de negociação: SHELL/USDT;
TRACY (TracyAI da Virtuals) – Início dos serviços de depósito e retirada marcado para as 10h30 (UTC) desta quinta-feira. Par de negociação: TRACY/USDT.
Bitget
Também nesta quinta-feira, a Bitget alertou seus usuários sobre a retomada dos serviços de retirada de USDE-Morph.
Anteriormente, a plataforma comunicou que seu fundo de proteção atingiu uma nova máxima histórica em janeiro. Confira mais informações sobre o relatório de janeiro clicando aqui.
BitGo
Finalmente, a BitGo lançou recentemente seu relatório “Bitcoin no Tesouro Corporativo”. De acordo com o relatório, a diminuição do poder de compra exige que as empresas tenham
estratégias inovadoras e alternativas para que se mantenham resilientes e competitivas
no futuro, pois os ativos tradicionais não têm gerado retornos suficientes para acompanhar o crescimento da oferta monetária, resultando em perda de valor real. Confira mais informações clicando aqui.