Tramita na Câmara dos Deputados um novo projeto do deputado Rodrigo Valadares (UNIÃO-GO) que busca fortalecer as relações internacionais e parlamentares entre Brasil e El Salvador. O objetivo dessa “aliança” seria de “incentivar e desenvolver maior intercâmbio entre os seus poderes legislativos.
Vantagens para o Brasil e El Salvador
Valadares destaca a adoção do Bitcoin como moeda legal em El Salvador como uma das principais razões para essa aproximação. Ele afirma que o país da América Central tornou-se referência internacional em turismo e tecnologia financeira ao ser o primeiro a utilizar criptomoedas como moeda corrente.
Além disso, o deputado enfatiza que o Brasil já mantém relações comerciais com El Salvador, totalizando R$ 137 milhões em exportações. Ele acrescenta: “Valor que tende a aumentar nos próximos anos, com a aprovação das licenças sanitárias por parte do governo salvadorenho que permitirão que o Brasil possa exportar ovos, gelatina, colágeno animal e carnes de aves para o país, permitindo que os produtos brasileiros consigam atingir mais um novo mercado internacional”.
O projeto prevê que qualquer membro do Congresso brasileiro poderá participar do Grupo Parlamentar, desde que manifeste interesse. A cooperação entre os países poderá ocorrer por meio de:
- Congressos
- Seminários
- Simpósios
- Debates
- Conferências
- Estudos
- Encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira
El Salvador quer fortalecer relações na América Latina
A proposta de Valadares coincide com um movimento de El Salvador para fortalecer suas relações na América Latina. No final de 2023, Max Keiser, evangelista do Bitcoin e conselheiro de criptomoedas do país, sugeriu enviar uma missão diplomática para a Argentina. O objetivo seria discutir com o recém-eleito presidente Javier Milei os benefícios da adoção do Bitcoin como moeda legal em El Salvador e explorar a possibilidade de a Argentina seguir o mesmo caminho.
Mas, apesar das iniciativas e do sucesso de El Salvador com o Bitcoin, a chance de o Brasil adotar um caminho semelhante é praticamente nula. No entanto, o estreitamento das relações parlamentares pode trazer benefícios mútuos.
Portanto, resta saber se os congressistas salvadorenhos estarão dispostos a dialogar com o parlamento brasileiro como um todo ou apenas com a oposição.