No Fórum Econômico Oriental, Vladimir Putin disse que a Rússia é um dos líderes mundiais na mineração de Bitcoin. Ele enfatizou que o excesso de energia, principalmente na Sibéria, favorece esta atividade. Contudo, Putin enfatizou que a mineração não pode comprometer o desenvolvimento das regiões envolvidas.
O impacto da mineração de Bitcoin na Sibéria
Putin reconhece a Rússia como um líder na mineração de Bitcoin e explica sua posição na distribuição de energia. Durante um discurso na sessão plenária do Fórum Econômico Oriental (EEF),
O presidente russo elogiou a Rússia por sua liderança na mineração de Bitcoin. De acordo com o portal Izvestia, ele afirmou que a Sibéria, com sua energia abundante, impulsiona essa liderança.
De acordo com o portal russo Izvestia, ele afirmou: “A Rússia é hoje um dos líderes mundiais no setor mineiro, e isso se deve à excessiva capacidade energética da Sibéria.”
Apesar do potencial, Putin alertou sobre os possíveis efeitos da disseminação da mineração de Bitcoin na Sibéria. Ele explicou que outros usos dessa energia também são importantes para o desenvolvimento do país. “A mineração é boa, mas a construção de estruturas residenciais, industriais e sociais e o fornecimento de energia elétrica às instalações de produção planeadas são igualmente importantes, se não mais.” – enfatizou.
Visão do governo russo sobre a mineração
De acordo com relatórios do chefe da Associação de Mineração Industrial, Sergey Bezdelov, a Rússia produziu 54.000 BTC em 2023. Essa produção trouxe mais de US$ 550 milhões em impostos para o país. No entanto, Bezdelov estimou que, devido à recente adoção da lei de mineração de criptomoedas, esse número aumentará com o afluxo de novos investidores na área.
A opinião de Putin é consistente com as declarações do Ministro da Energia, Sergei Tsivilev. Tsivilev explicou que o excesso de energia poderia ser distribuído aos mineradores legais de Bitcoin. No entanto, ele enfatizou que a prioridade deve ser o programa de desenvolvimento social e o fortalecimento da indústria nacional.