quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
HomeBitcoinRelatório confirma que Itaú tem mais de R$ 1,5 bilhões em Bitcoin

Relatório confirma que Itaú tem mais de R$ 1,5 bilhões em Bitcoin

Em documento publicado na última quinta-feira (05), que relata os balanços e números da instituição, o Banco Itaú revelou que detém mais de 1,5 bilhão de reais em Bitcoin e Ethereum. Os ativos declarados pelo banco pertencem a criptoinvestidores do Íon, aplicativo do Itaú que permite a compra de BTC e ETH.

Educação financeira em Bitcoin

Embora o Itaú tenha sido um dos bancos que mais atacou o setor de criptomoedas durante o ciclo 2017-2018, a instituição se tornou uma das mais “amigáveis” aos criptoativos com o passar dos anos. 

Assim, as primeiras ações do banco começaram no mercado de tokens RWA, com a tokenização de créditos em plataformas como Mercado Bitcoin e Liqi. Liqi também recebeu um investimento de um milhão de dólares do banco para avançar em seu sistema de tokenização.

Ainda no mercado de tokenização, o banco firmou parceria com a BEE4 para oferta de ações tokenizadas. Além disso, participou ativamente dos testes e desenvolvimento do Drex, o CBDC brasileiro. Outro movimento do banco foi ingressar no ABCripto. No mercado de “criptomoedas raiz”, o banco também é conhecido por oferecer aos seus clientes a oportunidade de comprar Bitcoin e Ethereum diretamente.

Além disso, é distribuidor de alguns dos principais cripto ETFs do país.

Então, recentemente, o banco ofereceu o curso gratuito “Criptoassets: Dominando o Futuro das Finanças”. A ação fez parte da estratégia do Itaú Digital Assets, unidade criada em 2022, que tem como objetivo distribuir conteúdo educativo sobre criptoativos. 

Dessa forma, o Itaú Digital Assets foi responsável por projetos no ecossistema de ativos digitais e buscou democratizar o acesso a produtos de investimento digital para o público em geral.

O curso foi ministrado por Lara Mattar, profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Assim, em 2023, ela se tornou Líder de Crypto Education do Itaú Digital Assets. 

O curso teve duração de 25 minutos, dividido em quatro módulos: 

  • “O que são criptoativos”
  • “O que você precisa saber antes de investir”
  • “Como investir” 
  • “Cuidados com criptoativos”

Conteúdos oferecidos em cada curso

O primeiro curso abordou os seguintes temas:

  • Panorama histórico da criação das criptomoedas, dos pioneiros do Bitcoin e do Ethereum
  • Conceitos como descentralização e blockchain

O segundo curso tem os seguintes assuntos:

  • Características dos criptoativos
  • Riscos envolvidos 
  • Perspectivas de crescimento

Já o terceiro curso aborda: 

  • Formas de investir em criptoativos

O quarto e último curso destaca: 

  • Aspectos relacionados à preservação desses ativos

O curso completo está disponível gratuitamente no ion Edu por tempo indeterminado.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img