O Rio Innovation Week (RIW), maior conferência global de tecnologia e inovação, começou no Pier Mauá, Rio de Janeiro. O evento, que vai até sexta-feira (16), iniciou com debates sobre tendências do mercado cripto e inovações da Web3.
RIW discute os desafios do Drex
O destaque do 1º dia foi a criptomoeda brasileira, o DREX, destacando os desafios e oportunidades da economia tokenizada. Dessa forma, foi debatido o papel dos reguladores na criação e evolução do DREX, além de ressaltar a agenda da CVM para fomentar um “Futuro Verde e Digital”. O painel contou com o debate dos seguintes especialistas:
- Dayana Uhdre – Procuradora Geral do Estado do Paraná
- Gabriela Trevisan – Advogada do BTG Pactual
- Nathalie Vidual – Superintendente da CVM
Então, representantes do Banco do Brasil (BB) aprofundaram o tema, explorando como as moedas digitais estão moldando o futuro dos bancos.
Lia Maura e Rafael Almeida, Gerentes de Soluções de Blockchain do BB, compartilharam as estratégias e desafios enfrentados pelos grandes bancos na adaptação a essa nova realidade.
Amanda Aires, da Tecban, Larissa Moreira, do Itaú Unibanco, e George Smetana, do Bradesco, também discutiram as inovações e casos de uso do DREX, destacando a participação das três instituições na fase piloto da CBDC (Central Bank Digital Currency – ou Moeda Digital Emitida por Banco Central).
Impacto da Web3 também em pauta
Outro momento de destaque foi a presença de Guilherme Nazar, VC Regional para América Latina da Binance. Nazar revelou que o Brasil está entre os 10 principais mercados dentro do plano estratégico da Binance para atingir 1 bilhão de clientes.
Representantes das associações cripto, B3 e exchanges também discutiram o crescimento do setor no Brasil e na América Latina, abordando os desafios e as oportunidades do mercado brasileiro.
Assim, encerrando o primeiro dia do RIW, um painel focado na Web3. O tema demonstrou que é possível viver de trade e de jogos nessa nova economia digital. e contou com:
- Paula Reis – Fundadora do Mulher Trader
- Ana de Mattos – Trader e Criadora de Conteúdo
- Jéssica Lima – CEO da JP2PAY
Além disso, Heloísa Passos, CEO da Trexx, Cynthya Rodrigues, Head Comercial da GMD, e Roberta Coelho, CEO da MIBR, projetaram o futuro dos games em 2030.
Em resumo, o primeiro dia do RIW deixou claro que a Web3 e o DREX estão moldando o futuro da economia brasileira.