A Rússia proibiu a mineração de criptomoedas em algumas regiões devido à escassez de eletricidade. Essa decisão surgiu logo após a liberação da atividade, assinada por Vladimir Putin em agosto.
Rússia tem risco de apagão
De acordo com uma reportagem da agência russa TASS, Yevgeny Grabchak, vice-chefe do Ministério da Energia, anunciou uma futura proibição da mineração em algumas regiões. Aliás, foi Grabchak quem afirmou que a razão da proibição seria a escassez de eletricidade em algumas regiões da Rússia:
“Por exemplo, já temos regiões com escassez — como o Extremo Oriente, o sudoeste da Sibéria, o Sul…”
Grabchak afirmou que, até 2030, as regiões enfrentarão limitações na capacidade de abastecimento de energia. Assim, não será viável destinar parte significativa desse fornecimento à mineração de criptomoedas.
Mineração foi liberada em agosto
A mineração de criptomoedas foi proibida na Rússia até agosto. Naquele mês, Putin assinou a lei que liberou a atividade no país. A nova legislação começou a valer em novembro, portanto, já está em vigor.
A liberação da mineração foi restrita a empresas e indivíduos que se registraram no Ministério do Desenvolvimento Digital. Por outro lado, quem não cumpre esse requisito enfrenta limitações. Essas restrições ocorrem devido aos limites de energia impostos pelo país.
A mesma lei também autorizou a negociação de ativos digitais para residentes da Rússia. Essa medida surge como resposta às sanções impostas por países ocidentais. Essas sanções, principalmente dos Estados Unidos e da União Europeia, pressionam o país a buscar alternativas.
Então, o projeto de lei inicialmente legalizou o uso de criptomoedas para negociações internacionais. Essa estratégia permitiu que empresas locais superassem a falta de acesso a dólares. Além disso, a medida protege a privacidade de empresas estrangeiras que enfrentam sanções ao negociar com a Rússia.
A mineração de criptomoedas se tornou um tema relevante, pois a Rússia busca aumentar seu controle sobre o Bitcoin. Em 2022, Putin ressaltou as “vantagens competitivas” do país nessa atividade, especialmente devido ao “excedente de eletricidade e pessoal qualificado”.
Atualmente, um conjunto de autoridades supervisiona a regulamentação da mineração no país. O Banco da Rússia e o Ministério das Finanças estão entre essas entidades, junto a outros ministérios do governo.