quarta-feira, outubro 30, 2024
spot_img
HomeBitcoinSEC abandona investigação da BUSD, stablecoin da Binance

SEC abandona investigação da BUSD, stablecoin da Binance

A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) decidiu encerrar a investigação sobre a PAXOS. Ela é nada menos que a emissora da stablecoin Binance USD, ou BUSD. A revista Fortune foi quem deu a notícia e traz um alívio para a comunidade cripto e um novo desdobramento na relação entre a SEC e o mercado de criptomoedas.

Decisão da SEC sobre a Binance

Tudo começou em fevereiro de 2023 quando a SEC ameaçou processar a Paxos pela emissão do BUSD. A acusação era que a stablecoin se configurava como um valor mobiliário não registrado. 

Então, na época, a Binance tomou medidas drásticas: interrompeu a emissão da stablecoin e sugeriu a conversão 1:1 para a stablecoin FDUSD, emitida pela First Digital Limited, empresa sediada em Hong Kong.

Mas em um movimento inesperado, a SEC determinou que o BUSD não se enquadra como valor mobiliário. Assim, nessa decisão, houve um marco no mercado de capitais dos EUA com os ativos digitais. Vale lembrar que, devido à investigação inicial, a Binance removeu a negociação do BUSD de sua plataforma no final do ano passado.

Portanto, a decisão de abandonar a investigação sobre a PAXOS e o BUSD segue a linha de outros processos da SEC envolvendo ativos digitais. Recentemente, a SEC também encerrou uma investigação contra a rede Ethereum, conforme comunicado pela Consensys, empresa por trás da MetaMask. 

Com a suspensão da investigação, a Binance pode retomar a emissão do BUSD ou fortalecer a utilização da FDUSD. A decisão também pode trazer mais segurança e estabilidade para o mercado de stablecoins, que vinha enfrentando incertezas regulatórias.

Impacto para comunidade cripto

Quem mais gostou da decisão foram os investidores em criptomoedas. Esse foi um caso que era acompanhado sempre com muita apreensão, pois poderia ter consequências severas para o mercado de stablecoins. 

Mas com essa decisão, há uma expectativa de que a SEC adote uma abordagem mais clara e menos agressiva em relação aos ativos digitais.

Assim, encerrando a investigação sobre o BUSD a Binance vê o aumento do seu prestígio para o mercado em geral. Essa decisão pode ser um indicativo de um futuro mais estável para os ativos digitais. 

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img