Nesta quinta-feira (20), a SEC dos Estados Unidos anunciou a criação de uma Unidade de Tecnologias Cibernéticas Emergentes (CETU). Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. A Chainalysis, por exemplo, anunciou o nome de sua nova CFO.
EUA
Por meio de release em seu site, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ou SEC, sigla em inglês, anunciou a criação de uma Unidade de Tecnologias Cibernéticas Emergentes (CETU). De acordo com o comunicado da Comissão, essa Unidade tem como objetivo proteger investidores de varejo contra a má conduta cibernética.
Este novo grupo substituirá a Unidade de Ativos Cripto e Cibernética e estará sob a liderança de Laura D’Allaird. Mark T. Uyeda, atual presidente da SEC, afirmou:
“A unidade não só protegerá os investidores, mas também facilitará a formação de capital e a eficiência do mercado, abrindo caminho para o crescimento da inovação. Isso vai erradicar aqueles que buscam abusar da inovação para prejudicar os investidores e diminuir a confiança nas novas tecnologias.
Da mesma forma, o texto compartilhou algumas áreas definidas como prioridades do CETU para atuação:
- Fraude cometida com recurso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e aprendizagem automática
- Uso de mídias sociais, dark web ou sites falsos para perpetrar fraudes
- Hacking para obter informações materiais não públicas
- Aquisições de contas de corretagem de varejo
- Fraude envolvendo tecnologia blockchain e ativos cripto
- Conformidade das entidades regulamentadas com regras e regulamentos de segurança cibernética
- Divulgação fraudulenta de emissor público relacionada à segurança cibernética
Ainda nos Estados Unidos, um projeto de lei relacionado ao setor cripto obteve uma importante conquista recentemente.
Chainalysis
Paralelamente nesta quinta-feira, a Chainalysis anunciou o nome de sua nova CFO, Valentina Longo. Anteriormente, entre suas experiências, Valentina atuou como CFO na SWORD Health e na JPMorgan Chase & Co..
Da mesma forma, o texto escrito por Jonathan Levin e publicado no site da companhia compartilha alguns dados a respeito da Chainalysis:
“No ano passado, a Chainalysis aumentou a sua base de clientes em 35%, para mais de 1.500 organizações dos setores público e privado em 100 países diferentes, e melhorou o fluxo de caixa em 60%.”