Mais um pedido para a aprovação de um ETF de Solana (SOL) à vista foi protocolado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Desta vez, foi a empresa 21Shares quem fez a solicitação. O pedido foi apresentado apenas um dia após a VanEck submeter sua proposta de ETF também baseado nessa criptomoeda. Isso demonstra o crescente interesse no mercado de Solana.
Pedidos aumentam a exposição da Solana no mercado
O pedido da 21Shares, formalizado através do formulário S-1, visa lançar o 21Shares Core Solana ETF. Este fundo será negociado na Cboe BZX Exchange e tem como objetivo rastrear o desempenho do SOL.
Dessa forma, o ETF busca oferecer aos investidores uma maneira conveniente e econômica de ganhar exposição à Solana sem a necessidade de investimento direto no ativo.
O Trust terá o patrocínio da 21Shares, com a CSC Delaware Trust Company atuando como fiduciária e a Coinbase Custody Trust Company como custodiante do SOL.
Contudo, ambas as solicitações, da 21Shares e da VanEck, enfrentam o mesmo obstáculo inicial: a postura da SEC em relação à natureza da Solana. Para o regulador, SOL é um valor mobiliário não registrado. Portanto, a criptomoeda fica vinculada à Lei de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ao contrário do Bitcoin (BTC) e do Ethereum (ETH).
Assim, essa visão da SEC tem dificultado a aprovação dos ETFs baseados em Solana.
Reação do mercado
Após a apresentação da proposta da VanEck, o preço do SOL subiu 9%, atingindo US$ 148. Mas essa alta não durou muito e logo foi corrigida em 4%, estabilizando o valor em US$ 142.
Eric Balchunas, especialista de mercado da Bloomberg, é pessimista quanto as chances de aprovação dos ETFs de Solana, a não ser que ocorra uma mudança na liderança política dos EUA. De acordo com ele, a atual administração tem uma postura rígida em relação às criptomoedas.
Em resumo, a movimentação da VanEck e da 21Shares aponta para um interesse significativo no potencial da Solana como um concorrente no mercado de criptomoedas.
Ter mais criptomoedas daria maior equilíbrio ao mercado digital. Por isso, abrir caminho para novas solicitações junto à SEC por parte dos maiores gestores de ativos do mundo, pode ser um bom sinal do mercado. Quem sabe, assim, a Solana não possa seguir os mesmos passos dos ETFs de Bitcoin e Ethereum.