Cripto Magazine

UE deve adotar Bitcoin como reserva estratégica, defende legisladora  

UE deve adotar Bitcoin como reserva estratégica, defende legisladora

Legisladora europeia Sarah Knafo. (Imagem: Divulgação)

A legisladora europeia Sarah Knafo fez um apelo ousado à União Europeia: criar uma reserva estratégica de Bitcoin e rejeitar o “euro digital”. A proposta vai de encontro à moeda digital de banco central (CBDC) que está em desenvolvimento pelo Banco Central Europeu (BCE).  

Knafo, magistrada francesa e membro do Parlamento Europeu desde junho, discursou em defesa do Bitcoin. Então, durante sua fala, ela pediu que os legisladores do bloco priorizem o potencial do BTC como reserva estratégica.  

“Não ao euro digital, sim ao Bitcoin”  

Em uma publicação na plataforma X, Knafo foi direta: “Não ao euro digital, sim a uma reserva estratégica de Bitcoin.” A postagem incluiu um vídeo do seu discurso, que rapidamente repercutiu entre os entusiastas do mercado cripto.  

A legisladora argumentou que o BCE precisa abandonar as “tentações totalitárias”. Para ela, é hora de trocar o excesso de regulamentações por uma abordagem descentralizada, característica central do Bitcoin.  

Europa está ficando para trás no mercado cripto, diz Knafo  

Em sua fala, Knafo comparou as estratégias globais no setor cripto. Ela citou exemplos como a adoção do Bitcoin por El Salvador em 2021 e a postura pró-cripto do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.  

Mas outro ponto de destaque foi a referência ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que recentemente chamou o Bitcoin de “ouro digital”.  

Segundo Knafo, enquanto outros países avançam, a Europa segue por outro caminho. “Nossos reguladores estão focados demais em regulamentar, tributar e sufocar a inovação”, afirmou a legisladora.  

Uma mudança de paradigma é necessária  

Knafo também alertou sobre os riscos econômicos que a população europeia enfrenta. “É hora de proteger nossa população contra a inflação e as más escolhas econômicas de nossos Estados. Por isso, é hora de dizer não às tentações totalitárias do Banco Central Europeu, que deseja impor um euro digital totalmente sob seu controle.”  

Portanto, o discurso é um reflexo das tensões crescentes no debate sobre o futuro das moedas digitais no bloco europeu.  

Sair da versão mobile