Ícone do site Cripto Magazine

Veja quais são os eventos dessa semana que podem influenciar o Bitcoin

Veja quais são os eventos dessa semana que podem influenciar o Bitcoin

Bitcoin pode ter seu preço alterado por causa de três eventos essa semana. (Imagem: Binance / Divulgação)

O mercado de criptomoedas se prepara para uma semana de muitas emoções, podendo ser a mais volátil de 2024. Com três eventos macroeconômicos agendados nos Estados Unidos podem afetar o preço do Bitcoin para mais ou para menos essa semana. A tensão aumenta, pois o Bitcoin opera abaixo da marca de US$ 70 mil. Mas as expectativas de valorização são positivas, dado que o quarto trimestre costuma ser favorável para a criptomoeda.

Eleições americanas e o Bitcoin

O 1º evento são as eleições nos EUA, na próxima terça-feira (05), aumentam a incerteza econômica. A disputa entre Donald Trump e Kamala Harris domina as previsões, com Trump liderando. Dados da Polymarket e Kalshi mostram uma margem estreita: Trump tem 52% e Harris, 48%.

Esse cenário eleitoral tem o potencial de provocar mudanças significativas nas políticas econômicas e nas regulamentações que envolvem criptomoedas. Dependendo do resultado das eleições, a volatilidade do Bitcoin pode aumentar. “Estou esperando que esta semana seja realmente explosiva, com muita volatilidade.” – afirma Mark Cullen, analista na AlphaBTC

Pois a preocupação é que a contagem de votos possa não revelar um vencedor claro rapidamente. Esse cenário poderia deixar o Bitcoin em um estado de apreensão.

Relatório do número dos pedidos de seguro desemprego

No cenário político, o 2º evento crucial é a divulgação dos pedidos iniciais de auxílio-desemprego, marcada para quinta-feira (07). Esses dados mostram a saúde do mercado de trabalho dos EUA.

Recentemente, 216 mil cidadãos solicitaram ajuda, uma leve diminuição em relação aos 228 mil da semana anterior. No entanto, a expectativa é que o número se estabilize em torno de 220 mil.

O aumento nos pedidos de desemprego pode sinalizar um ajuste econômico. Esse cenário costuma levar investidores a buscar ativos alternativos, como criptomoedas, para proteger capital. 

Ou seja, a insegurança nos mercados tradicionais, como ações e títulos, pode criar um cenário propício para a valorização do Bitcoin e de outras criptos.

Decisão do Fed e seu reflexo no Bitcoin

Por fim, o 3º evento é  a divulgação das atas da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Esse evento também será acompanhado por discursos de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. O Fed tem a meta de controlar a inflação em torno de 2% ao ano e sustentar o pleno emprego.

Na reunião anterior, as taxas de juros caíram 50 pontos-base, e o CPI recuou para 2,4%. Na próxima reunião, marcada para os dias 6 e 7 de novembro, novos cortes devem ser debatidos.

Economistas apostam em uma redução de 25 pontos-base. Isso poderia alterar a dinâmica dos investimentos, favorecendo ativos como o Bitcoin.

Recentemente, Powell sinalizou a necessidade de continuar os cortes para estimular o crescimento econômico. O CME Fed Watchtool já aponta uma probabilidade de 99,9% para um novo corte. 

Portanto, essas decisões podem afetar diretamente o valor do Bitcoin. Dependendo do que aconteça, a Spotonchain indica uma possível valorização do Bitcoin, prevendo que ele alcance US$ 100 mil ainda em 2024.

Sair da versão mobile