Na última segunda-feira (22), Vitalik Buterin utilizou sua conta em rede social para comentar uma das ideias de Michael Saylor sobre a custódia de Bitcoins. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. A Argentina, por exemplo, anunciou a dissolução da AFIP.
Custódia
Uma fala recente de Michael Saylor que propôs a custódia de Bitcoins por parte de bancos tem gerado repercussão no cenário cripto.
Só para ilustrar a situação, na última terça-feira Vitalik Buterin, co-criador do Ethereum, respondeu a um usuário na rede X que abordou os pontos negativos de se confiar o criptoativo a terceiros para custódia:
“Ele parece estar defendendo explicitamente uma abordagem de captura regulatória para proteger o cripto (“quando você regulamenta entidades públicas como Blackrock e Fidelity e… detém o ativo, todos os legisladores e órgãos de aplicação da lei são investidos nessas entidades”). Há muitos precedentes de como essa estratégia pode falhar e, para mim, não é disso que se trata cripto.”
SEC
A SEC (U.S. Securities and Exchange Comission) publicou seu documento “Prioridades de Examinação 2025″ na última segunda-feira (21). Conforme a publicação, a Comissão seguirá atenta ao cenário cripto no próximo ano. De acordo com a instituição, os investimentos no setor tem apresentado crescimento.
SLOP
A HTX anunciou a listagem de SLOP (Slop) na última terça-feira (23). Segundo a plataforma, os serviços de depósito e negociação teriam início no mesmo dia. Já os serviços de retirada, estavam marcados para começar às 10h (UTC) desta quinta-feira.
AFIP
O Governo da Argentina anunciou a dissolução da Administração Nacional de Ingressos Públicos (AFIP) na última segunda-feira. Posteriormente, divulgou a criação de um novo órgão para assumir a posição da AFIP:
“Será criada a Agência de Arrecadação e Controle Aduaneiro (ARPA), um órgão com estrutura mais simples, mais eficiente, menos custosa e menos burocrática. Esta medida reduzirá 45% das autoridades superiores e em 31% as dos níveis inferiores, o que representa uma eliminação de 34% da estrutura atual, gerando uma economia anual de 6.400 milhões de pesos”, compartilhou o documento.
Confira mais detalhes sobre essa pauta clicando aqui.