O universo tecnológico segue em alta nos dias de hoje e entre os tópicos que mais tem chamado a atenção do público nos últimos tempos está o metaverso. Apesar de ser um assunto novo para muitos, o metaverso já foi representado em diferentes obras, inclusive em produções audiovisuais. Neste texto, vamos falar sobre 3 obras que já levaram o tema para as telas.
Sword Art Online (2012)
Sword Art Online, ou SAO, é um anime baseado em uma light novel de mesmo nome e que foi ao ar em 2012.
Na história, jogadores ficam presos em um mundo de videogame extremamente perigoso e correm risco de vida caso seus avatares sejam eliminados no mundo virtual.
Sword Art Online também conta com 2 filmes reproduzidos no cinema.
Jogador Nº1 (2018)
Conhecido por seu aspecto inovador, o diretor Steven Spielberg foi um dos profissionais da sétima arte que apostou em levar o metaverso para as telonas.
Ele foi produtor e diretor do filme “Jogador Nº1”, adaptação do livro de Ernest Cline. A história se passa em um mundo distópico no ano de 2044 e nela a sociedade é centrada em jogo de videogame conhecido como OASIS.
Além da temática tecnológica, “Jogador Nº1” ficou conhecido por prestar referências a outras obras, como Gigante de Ferro (2000).
Free Guy (2021)
Mais um filme que chama a atenção dos fãs de videogames.
Nesta obra estrelada pelo ator canadense Ryan Reynolds, o protagonista toma consciência de que é um personagem NPC de um jogo extremamente popular. Ele se alia a uma jogadora para enfrentar o CEO da empresa criadora do jogo e tentar salvar o seu mundo.
Extra: Matrix
O primeiro filme da Trilogia Matrix foi lançado no ano de 1999 e logo se tornou um fenômeno que marcou a história do cinema.
Nele, o público conhece um mundo dominado pelas máquinas, no qual seres humanos são presos a uma realidade virtual e usados como fonte de energia.
Esta é uma visão mais pessimista, mas que mostra como a realidade virtual já está na mente humana há um bom tempo. Matrix recebeu três estatuetas na edição do ano 2000 do Óscar.