Os ataques hackers hoje em dia estão cada vez mais comuns e nem mesmo as grandes empresa estão livres deles. A mais recente vítima é a gigante exchange OKX, uma das mais conhecidas corretoras de criptomoedas do mundo. Ela veio à público confirmar que sofreu um ataque cibernético na última quarta-feira (12). A informação que se tem é que dados sigilosos de clientes foram vazados após a falsificação de documentos judiciais.
Clientes alegam terem perdido milhões em criptomoedas
O incidente já está sob investigação das autoridades competentes. A OKX garantiu que implementou novas medidas de segurança para evitar futuros incidentes. Mas, embora não tenha divulgado muitos detalhes, o ataque pode estar ligado a um caso recente em que um investidor alegou ter perdido R$ 10 milhões em criptomoedas.
Assim, segundo a OKX, todas as vítimas foram contactadas e estão satisfeitas com a resolução do problema. A corretora não mencionou perdas financeiras, mas é possível que tenha ressarcido seus clientes, caso tenham ocorrido prejuízos.
A empresa revelou que os hackers falsificaram documentos judiciais para obter informações pessoais dos clientes. “Foi verificado que alguém falsificou documentos judiciais para obter informações de alguns poucos clientes.”
A OKX afirmou que otimizou o processo de cooperação judicial e introduziu mecanismos de verificação. Além disso, aumentou o nível de segurança da verificação facial com IA. “No futuro, vamos implementar um mecanismo de expiração para os endereços de verificação no catálogo de endereços para evitar que este tipo de incidente ocorra novamente.”
A corretora informou que não pode divulgar mais detalhes sobre o caso, que já está sob investigação das autoridades. A OKX destacou que “não houve mais casos de contas de usuários sendo roubadas ou informações vazadas”. Portanto, é possível que tenha havido perdas financeiras no ataque.
Mesmo que a culpa não tenha sido das vítimas, a OKX recomendou que todos os usuários usem a verificação de duas etapas via Google Authenticator, em vez de SMS.
Exchanges começam a ter problemas com as IAs
As IAs começam a incomodar as corretoras. Um jornalista, no começo do ano, declarou que conseguiu validar sua conta na OKX com uma identidade artificialmente criada por IA. Então, mais tarde, outro usuário disse que sua conta foi zerada por alguém que gerou um vídeo com IA copiando seu rosto.
De acordo com a OKX, os invasores se valeram da IA para se disfarçar como oficiais do governo. Portanto, esse tipo de ataque não é novidade, mas a chegada dessa nova tecnologia mostra que esses ataques podem ser ainda mais prejudiciais.
Por fim, a indústria precisa se adaptar à nova realidade. Afinal, é difícil acreditar que as IAs serão uma moda passageira ou que os hackers não as aproveitarão. A segurança no mundo das criptomoedas é um desafio constante e as empresas devem estar sempre um passo à frente para proteger seus clientes.