Nesta quarta-feira (26), o Banco Central publicou o relatório da primeira fase do Piloto Drex e da chamada para a segunda fase. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. O Gabinete do Procurador dos Estados Unidos, do Distrito Sul de Nova York, por exemplo, compartilhou atualizações sobre o caso da OKX.
Banco Central
Compartilhando detalhes sobre o projeto Drex, o Banco Central divulgou hoje um novo relatório com informações sobre a primeira fase do Piloto Drex. Nesta etapa, o BC testou uma plataforma baseada em tecnologia de registros distribuídos (DLT). O documento conta com um total de 73 páginas. Entre outros pontos, a instituição destaca:
“O relatório analisa as soluções testadas levantando potenciais e desafios. Conclui-se que é necessário maior aprofundamento para garantir a adequação da plataforma aos requisitos de privacidade, proteção de dados e segurança.”
Da mesma forma em que compartilha dados sobre a primeira fase, o relatório também conta com informações sobre a chamada para a segunda etapa. O BC revela, por exemplo, que recebeu 101 propostas de novos casos de negócio para desenvolvimento e testes no Piloto Drex.
OKX
Anteriormente, na última segunda-feira (24), o o Gabinete do Procurador dos Estados Unidos, do Distrito Sul de Nova York, compartilhou atualizações sobre o caso da OKX. De acordo com o comunicado do Gabinete, a empresa Aux Cayes Fintech Co., que opera a OKX desde 2017, se declarou culpada de violar leis anti-lavagem de dinheiro dos EUA.
Assim, a OKX aceitou pagar penalidades financeiras que somam US$ 504 milhões. Em seu site, o Gabinete detalha suas conclusões a respeito do caso com base nos documentos que juntou.
Opinião
Também na última segunda-feira (24), o Diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, Fabrício Tota, publicou um texto em sua conta na rede social X para comentar sobre o recente ataque hacker à Bybit, que resultou em uma perda de US$ 1,4 bilhão.
Em seu comentário, ele afirmou que a transparência da Bybit ajudou a evitar um desastre ainda maior nessa situação. No entanto, destacou que o dano ainda foi gigantesco. Entre outros pontos, Fabrício Tota também tratou sobre os processos rigorosos e auditorias pelas quais algumas exchanges passam para receber grandes aportes. Confira mais informações clicando aqui.