O Fundo Monetário Internacional citou o Bitcoin ao anunciar a extensão de um acordo com El Salvador. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes de destaque relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.
El Salvador
De acordo com comunicado em seu site, o Fundo Monetário Internacional optou por fechar um novo acordo com El Salvador para extender em 40 meses o Extended Fund Facility (EFF) para o país, com acesso equivalente a US$ 1,4 bilhão. Assim, a decisão do Conselho do FMI permite que as autoridades do país desembolsem imediatamente US$ 113 milhões.
Como parte dessa decisão, no entanto, o FMI também demonstrou receio com os riscos do da Estratégia de adoção de Bitcoin por parte de El Salvador. O Escritório de Bitccoin de El Salvador tem divulgado com frequência nas últimas semanas as mais recentes aquisições da Reserva Estratégica.
Assim, o Diretor Executivo Adjunto do FMI, Nigel Clarke, escreveu:
“Os riscos potenciais do projeto Bitcoin estão sendo abordados de acordo com as políticas do Fundo e com o aconselhamento do Fundo às autoridades. As ações anteriores incluem reformas legais que tornaram voluntária a aceitação do Bitcoin pelo setor privado e garantiram que os pagamentos de impostos fossem feitos apenas em dólares americanos. A transparência da carteira eletrônica cripto pública foi reforçada e o governo planeja reduzir gradualmente a sua participação na carteira eletrônica. No futuro, os compromissos do programa limitarão o envolvimento do governo nas atividades econômicas relacionadas ao Bitcoin, bem como nas transações e compras governamentais de Bitcoin. A regulamentação e a supervisão dos ativos digitais serão melhoradas em linha com a evolução das melhores práticas internacionais.”
Nayib Bukele comentou sobre a notícia na rede social X. Assim ele afirmou para os seus seguidores:
“Paciência e confiança”
Ativos Digitais
Paralelamente na última quarta-feira, o Subcomitê de Ativos Digitais dos Estados Unidos promoveu sua primeira audiência. Cynthia Lummis, presidente do Subcomitê, liderou as discussões. Confira mais informações clicando aqui.
A Robinhood informou na última semana que a SEC encerrou suas investigações contra a plataforma. Descubra mais informações clicando aqui.
Finalmente, o Banco Central divulgou na última quarta-feira o relatório que diz respeito à primeira fase do Piloto Drex e à chamada da segunda fase. Confira mais informações clicando aqui.