Nesta quarta-feira (22), o Banco Central promoveu mais uma live em seu canal no Youtube para atualizar a população sobre o projeto “Drex – Real Digital”. Além disso, os representantes do BC esclareceram dúvidas do público sobre o tema. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital. Entre elas, o BC também divulgou os próximos passos em seu trabalho de regulação de criptoativos e de prestadores de serviços de ativos virtuais.
Live
Na manhã desta quarta-feira (22), o Banco Central promoveu uma live de aproximadamente 1h20 min para tratar mais uma uma vez sobre o projeto Drex. Conduzida por Rogério Cruz, Haroldo Lucca, André Castanheira, Clarissa S., e Fábio Araújo, a live serviu para atualizar o público sobre as atividades mais recentes relacionadas ao Real Digital.
Entre outros pontos, os representantes revelaram que o projeto passou por:
- Atualizações de contratos envolvendo títulos público federais
- Aprofundamento de testes de privacidade
- Inclusão de soluções tecnológicas alternativas
“As diretrizes do Drex e o nosso piloto têm se mostrado alinhadas com as principais discussões e os principais desenvolvimentos internacionais relacionados ao tema de moedas digitais de bancos centrais”, afirmou Rogério Cruz.
Os integrantes também aproveitaram parte da transmissão para esclarecer dúvidas do público sobre o assunto.
Confira a gravação da live no canal de Youtube do Banco Central.
Criptoativos
Na última segunda-feira (20), o Banco Central divulgou os próximos passos em seu trabalho de regulação de criptoativos e prestadores de serviços de ativos virtuais:
- desenvolvimento de uma segunda consulta pública sobre as normas gerais de atuação dos prestadores e de autorização ainda no segundo semestre;
- estabelecimento do planejamento interno em relação à regulamentação de stablecoins, em especial nas esferas de competência do Banco Central sobre pagamentos e o mercado de câmbio;
- desenvolvimento e aperfeiçoamento do arcabouço complementar para recepcionar as entidades (exemplo: atuação das VASPs no mercado de câmbio, regulamentação prudencial, prestação de informações ao BC, contabilidade, tarifas, suitability etc.).
Mais
Por fim, vale lembrar que a HTX agendou para o dia 23 de maio a remoção de 14 tokens de sua plataforma. A decisão foi tomada com base no artigo 17 (2) das regras de gerenciamento de tokens da HTX. Confira mais informações clicando aqui.