O Ministério da Cultura da Arábia Saudita lançou recentemente uma iniciativa inovadora no campo do metaverso, o “Universo Cultural“. Ele oferece aos usuários uma experiência imersiva na rica história do país. Dessa forma, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Oracle e o sistema de inteligência artificial (IA) Generative Media Intelligence do droppGroup. Assim, o metaverso leva os usuários a uma jornada pela longa história da Arábia Saudita, que remonta a 1727.
Metaverso cultural é gratuito
Ao adotar a tecnologia blockchain Hyperledger Fabric 2.5, o metaverso oferece uma experiência de ponto de vista em primeira pessoa. Isso permite que os usuários explorem livremente os diversos aspectos da cultura saudita.
Com áreas dedicadas à música, arte, história, comida e artesanato, além de minijogos, o “Universo Cultural” é uma plataforma abrangente que visa preservar e promover o patrimônio cultural do país.
Por isso, uma das características mais interessantes do metaverso é a sua capacidade de proporcionar uma experiência imersiva por meio de áudio explicativo sobre eventos históricos. No entanto, é importante notar que o áudio está disponível apenas em árabe, o que pode limitar o acesso a usuários que não falam o idioma.
O serviço é gratuito e pode ser acessado por meio do site, dispositivos móveis, fones de ouvido de realidade virtual e outros dispositivos digitais compatíveis. Ou seja, essa abordagem inclusiva demonstra o compromisso do Ministério da Cultura com a democratização do acesso à cultura saudita. Isso vai permitir que um público global diversificado explore e se envolva com a rica história do país.
Arábia Saudita se mostra atenta às novas tecnologias
Para a Arábia Saudita, o metaverso representa mais do que uma simples plataforma de entretenimento; é visto como um “momento transformador” e uma revolução cultural. Assim, como outros países do Oriente Médio, a Arábia Saudita está aproveitando o potencial do metaverso para impulsionar sua economia e promover sua cultura de forma inovadora.
Em entrevista ao Cointelegraph, Samuel Huber, CEO da LandVault, uma empresa de metaverso que trabalha com várias agências governamentais do Oriente Médio, destacou que o metaverso está se tornando um dos pilares da transformação digital na região.
Países como os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar estão liderando essa transformação, criando economias digitais vibrantes para seus cidadãos. Portanto, o lançamento do “Universo Cultural” marca um passo significativo para a Arábia Saudita no mundo do metaverso. O país, agora, é capaz de oferecer uma nova forma de explorar e preservar sua rica herança cultural.