Cripto Magazine

Bradesco inicia testes com Pix por aproximação e adota blockchain

Bradesco inicia testes com Pix por aproximação e adota blockchain

Imagem: Bradesco / Divulgação

O Bradesco anunciou uma grande novidade que promete facilitar ainda mais a vida dos seus clientes. Em janeiro de 2025, o Bradesco começa a testar o Pix por aproximação, tornando as transações mais rápidas. No primeiro semestre, também implementará blockchain para melhorar a identificação dos clientes.

Como funciona o Pix por aproximação?  

O recurso de pagamento por aproximação será integrado ao aplicativo do Bradesco. Em parceria com a Cielo, o banco permitirá que os clientes realizem pagamentos sem login, diretamente na tela inicial do app. Essa funcionalidade usa um iniciador de pagamentos, autorizado pelo Banco Central, que torna o Pix mais simples e fácil de usar.  

Além disso, o recurso também permitirá que os usuários conectem o Pix a carteiras digitais, como o Google Pay, de maneira similar ao uso de cartões.  

De acordo com Marcos Cavagnoli, diretor de Produtos Digitais do Bradesco, o novo formato é um grande passo em direção à praticidade:  

“Com o Pix por aproximação, o processo de pagamento se torna ainda mais rápido e intuitivo, similar ao uso de cartões contactless.”  

Bradesco proporciona experiência de pagamento mais ágil  

Estanis Bassols, CEO da Cielo, destacou que a inovação atende às expectativas do mercado. Pesquisa indica que mais de 90% dos varejistas apostam em novas tecnologias para fidelizar clientes, mostrando baixa resistência à adoção de novidades.

O Pix por aproximação vem para atender essa necessidade, garantindo pagamentos rápidos, seguros e sem complicações. Além disso, a integração com carteiras digitais amplia a flexibilidade para consumidores e comerciantes.  

Blockchain: o futuro da identificação digital  

Outra novidade é o uso da tecnologia blockchain, testada durante o hackathon “Ideathon”, promovido pelo Bradesco. Nesse modelo, os dados dos clientes serão convertidos em tokens imutáveis, que representam numericamente as informações pessoais.  

O objetivo é criar um ecossistema onde diferentes áreas, como Bradesco Saúde e Bradesco Seguros, possam usar essas credenciais para oferecer serviços mais rápidos e seguros.  

Entre os benefícios testados estão:  

O Bradesco também integrou suas operações a um grupo de trabalho com Itaú e Banco do Brasil, explorando novos modelos de crédito para a segunda fase do DREX, moeda digital do Banco Central.

Com essas iniciativas, o Bradesco reafirma sua posição de destaque no mercado financeiro, apostando em inovações que priorizam a experiência do cliente. Seja com o Pix por aproximação ou o uso do blockchain, o banco mostra que tecnologia e praticidade podem caminhar juntas para transformar o dia a dia dos usuários.  

Portanto, ofuturo das finanças está cada vez mais digital, e o Bradesco está na vanguarda dessas mudanças.

Sair da versão mobile