segunda-feira, dezembro 9, 2024
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CFPB Adverte sobre Riscos e Regulação nos Jogos Cripto

A Agência de Proteção Financeira ao Consumidor dos EUA (CFPB) está intensificando sua vigilância sobre os jogos cripto online, especialmente em relação às transações financeiras ocorridas nessas plataformas, revelou a agência em um novo relatório.

Regulação dos jogos cripto em foco

A supervisão da CFPB visa proteger os consumidores nos mercados financeiros, incluindo os de jogos. Pois é nesse meio onde transações de moeda fiduciária em moedas virtuais do jogo são comuns. Isso inclui a compra de bens e serviços dentro dos jogos, utilizando-se dessas moedas.

Por isso, a agência categoriza essas transações como “banco em games e mundos virtuais”, equiparando-as a serviços bancários e de pagamento. Embora os mundos virtuais de criptoativos sejam menos populares que jogos como Roblox ou Fortnite, a CFPB destaca sua importância devido à possibilidade de conversão desses ativos em moedas fiduciárias.

Crescimento e Interesse

O escrutínio da CFPB vem em um momento em que os jogos cripto estão em ascensão. Tokens como Gala (GALA), Immutable (IMX), Floki (FLOKI) e Ronin (RON) tiveram um aumento significativo no primeiro trimestre de 2024. Eles ultrapassaram US$ 26,9 bilhões em capitalização de mercado.

Até mesmo empresas de Inteligência Artificial estão de olho nesse mercado. Helika, uma empresa de análise de IA, lançou recentemente um acelerador de jogos cripto de US$ 50 milhões.

Riscos e Desafios

O relatório da CFPB destaca preocupações como golpes, roubo e outras atividades criminosas nesses ambientes. Ou seja, muitas vezes as empresas de jogos colocam a responsabilidade de evitar esses problemas sobre os jogadores. Elas oferecem pouco ou nenhum recurso para os afetados.

O documento também menciona o caso do Second Life, onde sites de terceiros permitiam a negociação de itens do jogo por Bitcoin. Isso mostra claramente a interação entre moedas virtuais e criptomoedas.

O Futuro da Regulação

Mas embora não tenha delineado medidas específicas, a CFPB afirmou que continuará monitorando o setor em colaboração com outras agências. 

Além disso, a agência pretende focar em empresas que coletam e vendem dados sensíveis do consumidor sem o seu conhecimento. Há casos que esses dados são utilizados para fins comerciais.

Portanto, o relatório da CFPB enfatiza a importância da regulamentação e da vigilância nesses mercados em rápido crescimento. O objetivo é proteger os consumidores e garantir a integridade financeira nos jogos online.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
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