quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
HomeNegóciosChainalysis aponta redução nos valores recebidos por contas ilícitas no setor cripto...

Chainalysis aponta redução nos valores recebidos por contas ilícitas no setor cripto em 2023

Na última quinta-feira (18), por meio de publicação em seu blog, a Chainalysis compartilhou dados captados sobre o setor o cripto. Entre as informações, a empresa destaca que em 2023 houve uma redução nos valores recebidos por contas ilícitas. Confira mais informações sobre esta e outras notícias relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

De acordo com os dados do Relatório de Cripto Crime da Chainalysis, a estimativa de valores transferidos para para conta ilícitas em 2022 foi de U$ 39.6 bilhões. Como ressalta a empresa, a expectativa para os valores que foram recebidos por esse mesmo tipo de contas em 2023 foi bem menor, sendo de U$ 24.2 bilhões, o que representaria 0.34% do volume total de transações on-chain.

A Chainalysis, no entanto, ressalta que esse valor estimado de 2023 deverá ser maior no ano que vem, à medida em que a empresa descobre novas contas ilícitas, antes desconhecidas. O mesmo ocorreu com o valor de 2022, que na última edição do relatório apontava U$ 20.6 milhões.

Os dados compartilhados também apontam, entre outros pontos, uma mudança no tipo de criptoativo de preferência para as transações ilícitas. Ao longo dos anos, desde 2018, o Bitcoin perdeu o lugar de ativo mais transacionado neste contexto para as stablecoins.

Concurso Público

No último dia 12, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um novo edital de concurso público. Ao todo, serão 60 vagas ofertadas e entre os conhecimentos específicos exigidos para as provas de alguns cargos, estão aqueles relacionados a criptoativos e blockchain.

Como indica o documento, a remuneração inicial dos cargos é de R$ 20.924,80.

Acordo Provisório

Na última quinta-feira (18), a União Europeia anunciou um novo acordo provisório que terá como objetivo unificar as regras no combate à lavagem de dinheiro em seus estados membros.

Esse acordo também vai gerar consequências no setor cripto, com a necessidade de uma investigação mais apurada por parte de empresas provedoras de serviços de ativos virtuais – ou CASPS, sigla em inglês – em relação aos seus clientes.

Exposição

No dia 19 de janeiro, terá início a exposição “TUTANKAMON, A EXPERIÊNCIA IMERSIVA: Explorando o Antigo Egito em um Metaverso Revolucionário em São Paulo”.

A exposição vai acontecer no Shopping Cidade São Paulo de 19 de janeiro a 19 de maio deste ano.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img