sábado, setembro 7, 2024
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Comissão Europeia anuncia estratégia para Web 4.0 e mundos virtuais

A Comissão ressalta o papel da digitalização para o futuro da economia da União Europeia.

Imagem de vecstock no Freepik (https://br.freepik.com/fotos-gratis/esfera-azul-brilhante-segurada-por-mao-humana-gerada-por-ia_42883647.htm#query=mundo%20virtual&position=4&from_view=search&track=ais”>Imagem de vecstock</a> no Freepik)

Na última terça-feira (11), a Comissão Europeia anunciou uma nova estratégia relacionada a Web 4.0 e a mundos virtuais, com foco em estabelecer uma melhor transição tecnológica. Confira mais detalhes sobre essa novidade no texto abaixo.

Na sua recente publicação, a Comissão Europeia destaca  alguns dos pontos positivos que irão resultar da Web 4.0, como a integração entre objetos e ambientes digitais e reais. Dando ainda mais destaque ao assunto, a organização reforça o papel do processo de digitalização para impulsionar a economia da União Europeia e informa que o mercado global de mundos virtuais vai crescer para o valor de € 800 bilhões no ano de 2030.

“Os mundos virtuais impactarão a maneira como as pessoas vivem juntas, trazendo oportunidades e riscos que precisam ser abordados. A nova estratégia visa uma Web 4.0 e mundos virtuais que reflitam os valores e princípios da UE, onde os direitos das pessoas se apliquem plenamente e onde as empresas europeias possam prosperar”, destacou a Comissão.

A estratégia anunciada toma como base objetivos estabelecidos para 2030 pelo programa de politicas da Decada Digital, assim como três dos seus pilares de digitalização:

  • Habilidades
  • Negócios
  • Serviços Públicos

Um outro pilar, infraestruturas, também foi adicionado a essa estratégia.

Confira o texto completo da publicação, com mais detalhes sobre cada um dos pilares aqui.

Universo Digital

Como ressalta a Comissão Europeia em seu anúncio, os mundos virtuais têm um grande potencial na economia e já têm sido explorados por diferentes personas e marcas no ambiente de negócios.

No automobilismo, por exemplo, a Stock Car promoveu recentemente a transmissão de uma de suas corridas no metaverso da UPLAND, levando também a atriz Deborah Secco para o universo digital, com o intuito de interagir com os seus usuários e fornecer informações por meio de seu avatar.

Mercado Brasileiro

O Governo Brasileiro também tem trabalhado em relação ao universo virtual. No meio desses esforços, recentemente passaram a valer novas medidas para regular o mercado de ativos digitais, trata-se do Marco Legal das Criptomoedas. O Banco Central ganhou um importante papel nesse contexto, tornando-se responsável por regular “prestadoras de serviços de ativos virtuais que desejarem funcionar no país”.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
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