sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeNegóciosConfira as últimas movimentações no mercado de ativos digitais

Confira as últimas movimentações no mercado de ativos digitais

A B3 anunciou hoje o lançamento de uma nova plataforma.

Imagem de Freepik (https://br.freepik.com/fotos-gratis/plataforma-blockchain-cardano-com-laptop_40006364.htm#page=2&query=criptomoedas&position=3&from_view=search&track=sph”>Freepik</a>)

O mercado de ativos digitais se movimentou recentemente com uma série de anúncios de diferentes instituições. Neste texto, vamos relembrar algumas das principais novidades que chamaram a atenção nos últimos dias. 

B3 

Nesta segunda-feira (26), a B3 anunciou o lançamento de uma nova plataforma, voltada para o ramo dos ativos tokenizados. De acordo com a nota publicada pela instituição em seu site, a ferramenta vai servir para emitir, registrar e negociar esses tipos de ativos.

No texto, a B3 reforça o aspecto de inovação da plataforma e o uso da tecnologia blockchain, além de compartilhar uma fala de Humberto Costa,  superintendente de Novos Negócios da B3:

“A B3 oferece uma plataforma completa, com tecnologia de ponta e segurança, para facilitar a negociação de ativos tokenizados de forma ágil e transparente, permitindo que todos os tipos de investidores possam ampliar as possibilidades de diversificação de suas carteiras”

A plataforma chega ao mercado já com o lançamento do seu primeiro ativo tokenizado – tokens representativos de debêntures emitidos por uma instituição financeira.

ABCRIPTO

Na semana passada, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCRIPTO) anunciou o nome do seu mais novo associado. Trata-se do Banco Itaú.

Na nota em que divulga o anúncio, a Associação destaca que este é o primeiro dos grandes bancos tradicionais a se unir a ela.

Atomic Wallet

No último dia 21, a Atomic Wallet divulgou em suas redes sociais um pronunciamento  sobre os recentes casos de ataques às carteiras de seus usuários. O documento retoma os acontecimentos desde o dia 3 de junho e, entre outras coisas, informa que a infraestrutura de segurança da Atomic Wallet foi atualizada e que as investigações prosseguem.

De acordo com a empresa, menos 0,1% dos usuários do seu aplicativo foram afetados. 

“Estamos trabalhando ativamente com investigadores e autoridades de incidentes de criptografia. O próximo passo será trabalhar em uma estrutura legal para apreender depósitos congelados e distribuí-los entre os usuários afetados. Atualizaremos a comunidade quando houver mais detalhes sobre isso e pedimos sua paciência”, declarou a nota.

Regulamentação 

Estas são apenas algumas das notícias que chamaram a atenção do mercado recentemente. Vale lembrar que os esforços para a regulamentação do setor de ativos digitais também foi um dos tópicos em alta nos últimos dias.

Na última semana, passou a valer o Marco Legal das Criptomoedas (Lei nº 14.478, de 21 de dezembro de 2022). Nesse contexto, o Banco Central publicou uma nota em seu site sobre o Decreto nº 11.563, de 13 de junho de 2023, que estabelece a instituição a competência para regular “prestadoras de serviços de ativos virtuais que desejarem funcionar no país”.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img