quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoConsulta Pública e Dados da Receita - últimas notícias relacionadas ao mercado...

Consulta Pública e Dados da Receita – últimas notícias relacionadas ao mercado de criptoativos no Brasil

Nesta terça-feira (1), o mercado de criptoativos se movimentou com notícias de destaque no Brasil. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes no texto abaixo.

Consulta Pública

Ontem foi o último dia para participar da consulta pública do Banco Central referente ao mercado de criptoativos no Brasil.

A pesquisa do BC teve inicio em 14 de dezembro e somou um total de 240 registros de sugestões sobre o tema nesse período de mais de um mês.

Os registros de sugestões são de acesso público e podem ser encontrados por meio da página de consultas encerradas do Banco Central.

Confira o link a seguir: https://www3.bcb.gov.br/audpub/DetalharAudienciaPage?8&audienciaId=581

Receita Federal

Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal do Brasil divulgou dados analisados na declaração de imposto de renda de 2023.

Com o apoio de Inteligência Artificial, a Receita Federal contabilizou 25.126 pessoas físicas detentoras de bitcoins que não declararam esses ativos – R$ 10 mil.

As análises da última declaração também identificaram 237.369 investidores de bitcoins no país.

CVM

Paralelamente, outra notícia que chamou atenção no Brasil diz respeito à Comissão de Valores Mobiliários. O período de inscrições para o concurso público da CVM teve inicio na última terça-feira (30) e vai seguir até o dia 6 de março.

Os interessados poderão se inscrever pelo seguinte link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/cvm24

Confira também os links do edital do concurso e de sua retificação:

Edital

Retificação

Metaverso

Também neste mês de janeiro, o primeiro metaverso brasileiro de turismo chegou ao mercado. O lançamento ocorreu em meio à a 44ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada na Espanha.

O metaverso brasileiro servirá como ferramenta de posicionamento do turismo nacional no país europeu. De acordo com o informado pela Embratur, o espaço virtual será acessível em 73 lojas de El Corte Inglés na Espanha pelo período de um ano.

Mundo

Olhando para o cenário global, as ações policiais na Alemanha e na China estiveram entre as pautas em alta nos últimos dias.

Na Alemanha, uma apreensão de cerca de 50 mil bitcoins em uma operação histórica foi comunicada pelas autoridades. Esses ativos somam mais R$ 10 bilhões na cotação atual.

Em Hong Kong, foram conduzidas investigações em seis escritórios do projeto Worldcoin no último dia 31. Confira mais detalhes clicando aqui. Entre outros pontos, as autoridades reforçaram a necessidade de proteção da população em relação a seus dados pessoais.

Pouco dias antes, a Corner Stone Research divulgou dados que apontam um crescimento de mais de 50% no número de ações movidas pela SEC contra participantes do mercado de criptoativos. A SEC promoveu 46 ações nesse contexto no último ano. Foram 26 litígios e 20 processos administrativos.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img