sexta-feira, maio 24, 2024
spot_img
HomeNFTseBay pode estar considerando sair do setor NFT

eBay pode estar considerando sair do setor NFT

O gigante do comércio eletrônico dos EUA, eBay, está planejando sair do espaço NFT. Segundo relatos, a plataforma reduziu sua equipe Web3 em 30% esta semana. Embora pouco se saiba sobre a decisão relatada do eBay, parece haver algum drama entre o eBay e o mercado NFT KnownOrigin. Adquirida em 2022, o eBay buscava se estabelecer como um player importante na arena NFT.

O plano era expandir o mercado de NFT. Imagem: eBay / Divulgação

O plano era expandir o mercado de NFT

Alguns altos funcionários do eBay renunciaram nas últimas semanas. Stef Jay, diretor de negócios e estratégia do eBay, e um dos fundadores da KnownOrigin, David Moore, não estão ativamente envolvidos com a empresa há várias semanas, segundo relatos. 

Assim, após a aquisição da KnownOrigin, o eBay absorveu a equipe de gerenciamento do mercado NFT. O plano era expandir e construir parcerias que já funcionavam com a KnownOrigin. 

No entanto, as tensões entre a equipe do eBay e a equipe da KnownOrigin aumentaram nos últimos dezoito meses desde a aquisição. A informação foi prestada em relatório publicado pela NFTGators, citando fonte anônima familiarizada com o assunto.

“Muitas pessoas na empresa estão insatisfeitas, atribuindo as demissões à falta de liderança e estratégia. Então, tem havido críticas internas, mesmo em cargos seniores, questionando as qualificações do atual chefe da Web3.” – relatou uma fonte.

No que parece ser uma comunicação interna, Moore informou a seus colegas de equipe que havia sido impactado pela última rodada de propostas de demissões da empresa.

“Testemunhar esse nível de demissões dentro da equipe foi brutal”, disse Moore em sua mensagem, cuja captura de tela foi publicada como parte do relatório NFTGators. Mas até o momento, o eBay não resolveu esta situação. 

Portanto, não está claro se as demissões do eBay fazem parte de uma reestruturação interna. Afinal, todo o mercado de NFT registrou uma baixa histórica nas vendas em 2023.

Vendas caíram desde setembro de 2021

As vendas de NFT atingiram o pico em setembro de 2021, quando as vendas desses colecionáveis ​​digitais conseguiram arrecadar aproximadamente US$ 881 milhões. No entanto, em novembro de 2023, as vendas de NFT arrecadaram apenas US$ 10,85 milhões.

De qualquer forma, os membros da equipe KnownOrigin também não abordaram a situação em nenhum domínio público neste momento. As demissões ainda não pararam, pois o eBay planeja afastar mais mil trabalhadores. 

Esta informação foi fornecida à equipe do eBay pelo CEO Jamie Iannone em janeiro.

“A mais importante e difícil destas decisões é a redução da nossa força de trabalho atual em aproximadamente 1.000 posições. Ou seja, cerca de 9% dos funcionários. Além disso, pretendemos reduzir o número de contratos que temos com nossos trabalhadores substitutos nos próximos meses.” – acrescentou em nota oficial.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img