terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBitcoinEl Salvador apresenta projeto de educação financeira sobre o Bitcoin 

El Salvador apresenta projeto de educação financeira sobre o Bitcoin 

O projeto “Meu Primeiro Bitcoin” está revolucionando a educação financeira. Recentemente, os idealizadores do projeto anunciaram a disponibilização gratuita de seu livro, um guia completo sobre dinheiro e, claro, Bitcoin. O material, que foi criado em El Salvador, está disponível em mais de 24 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Essencial para quem quer entender o que é o Bitcoin

Com 200 páginas e dividido em 10 capítulos, o livro traça a história do dinheiro, desde o escambo até o Bitcoin e as criptomoedas dos bancos centrais. Além disso, aborda aspectos técnicos do funcionamento do Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo.

O livro “Meu Primeiro Bitcoin” é uma leitura essencial tanto para iniciantes quanto para veteranos no mundo das criptomoedas. A primeira pergunta que o livro aborda é: “O que é dinheiro?” Com a ajuda do assistente ‘Satoshi‘, a leitura se torna atraente para adultos e crianças. 

Isso é importante porque ajuda a promover uma transformação na educação financeira, muitas vezes negligenciada pelas escolas tradicionais.

“A única diferença entre essas duas notas é a sua crença de que uma tem mais valor que a outra”, explica o assistente Satoshi, referindo-se a uma nota de dólar e outra do jogo Banco Imobiliário.

Então, o livro também apresenta exercícios didáticos ao longo da leitura, permitindo ao leitor testar seu conhecimento. Por exemplo, um dos exercícios pede para assinalar as qualidades de cada produto em seu papel como dinheiro.

Outras perguntas exigem respostas escritas, como “qual é a relação entre a oferta monetária e a inflação?” Assim, o livro também aborda o fim do padrão ouro em 1971 e suas consequências. 

Esse é um conhecimento essencial para entender por que as moedas fiduciárias dos governos, sem lastro, são tão prejudiciais para o mundo. Dívidas públicas, políticas monetárias e reservas fracionárias são outros tópicos discutidos no livro.

Imagem: Meu Primeiro Bitcoin / Divulgação

Tudo sobre as criptomoedas

Após uma extensa introdução sobre a origem do dinheiro e os problemas do sistema financeiro tradicional, o livro mergulha no mundo do Bitcoin. Começa com temas simples, como o que é o Bitcoin, mas também aborda questões técnicas sobre mineração.

Mas um detalhe interessante é a utilização de códigos QR, que permitem ao leitor aprofundar-se em determinados assuntos quando desejar.

“Seja lá o que o Bitcoin for, a maioria das pessoas ainda não entende o que essa inovação controversa e influente é e como funciona.” – destaca um trecho do livro. “Este é um documentário premiado que o ajuda a responder essas perguntas.”

Por fim, o objetivo do projeto “Meu Primeiro Bitcoin” é levar educação financeira a todos de forma gratuita. 

Portanto, se quiser baixar o livro português basta clicar AQUI.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img