quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
HomeNegóciosFundador e CEO da Binance faz alerta sobre modalidade de golpe

Fundador e CEO da Binance faz alerta sobre modalidade de golpe

Image by Freepik

Na última quarta-feira (2), o fundador e CEO da exchange Binance, Changpeng Zhao, utilizou a sua conta no Twitter para compartilhar um relato sobre uma modalidade de golpe da qual ficou ciente. Confira mais detalhes abaixo.

Em seu texto, CZ, como também é conhecido o CEO da Binance, fala que os golpistas tem copiado o início e o final dos endereços de transferências criptográficas, utilizados por muitos usuários ao verificarem as contas com as quais estão lidando. Por meio de transações pequenas, o golpista faz com que esse endereço falso chegue à sua carteira e nela fique registrado. Dessa forma, caso o usuário decida realizar uma transação oficial no futuro, corre risco de copiar o endereço criado pelo golpista e enviar o valor para a conta errada.

Confira o relato completo de CZ abaixo, no qual ressalta que um operador experiente quase sofreu uma perda com essa modalidade de golpe:

“Quero compartilhar este (felizmente) malsucedido, mas muito inteligente e quase exitoso incidente de fraude de ontem. Foram salvos US$ 20 milhões. Espero que também possa ajudá-lo um dia.

Os golpistas são tão bons agora que geram endereços com as mesmas letras iniciais e finais, que é são o que a maioria das pessoas verifica ao fazer uma transferência criptográfica. Na verdade, muitas carteiras ocultam a parte do meio do endereço com “…” para melhorar a aparência da interface do usuário.

O golpista então usa esse endereço para enviar transações de poeira para que o endereço seja mostrado em sua carteira. Agora, se você quiser enviar para o endereço legítimo, basta escolher uma transação anterior em sua carteira e copiar o endereço. Você pode simplesmente copiar o errado. Foi o que aconteceu ontem, com um operador de criptografia muito experiente.

Final positivo para este caso. A operadora percebeu o erro logo após a transação e conseguimos solicitar o congelamento do USDT a tempo. Agora, será necessário algum processo, incluindo a apresentação de um relatório policial, para recuperar os fundos. Mas, pelo menos, os fundos não vão terminar com os golpistas. A reação rápida é fundamental nesses tipos de recuperação.

Espero que essa dica ajude você a evitar isso um dia”

Usuários

A Binance anunciou nesta sexta-feira (04) que alcançou o número de 150 milhões de usuários registrados.

Recentemente, a exchange também anunciou o lançamento de sua plataforma no Japão.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img