O Google anunciou recentemente o lançamento de uma nova plataforma voltada para auxiliar os desenvolvedores da Web3, considerada a próxima evolução da internet. O projeto reúne diversas ferramentas com o objetivo de facilitar e integrar o trabalho desses profissionais em um único ambiente.
A Solana é um dos parceiros do Google
Desenvolvida pelo Google Cloud, a plataforma pretende se tornar o ponto central para todas as questões relacionadas à Web3 dentro do Google Cloud.
Ou seja, isso significa que os desenvolvedores poderão usar a plataforma para:
- Testar versões específicas de blockchains
- Descobrir bases de dados e ferramentas de desenvolvedores oferecidas pelo Google ou por seus parceiros
- Se integrar ao Programa de Startups de Web3 da empresa
Uma das principais funcionalidades da plataforma é a possibilidade de acessar serviços de análise de dados em blockchains como Bitcoin, Ethereum, Arbitrum e Avalanche. Além disso, os desenvolvedores poderão criar nós em diferentes redes e ter acesso a serviços oferecidos por diversas companhias. Isso irá abranger diferentes aspectos do mundo das criptomoedas.
A plataforma também conta com uma sessão educativa. Mas, por enquanto, possui apenas um estudo de caso detalhando o uso das soluções do Google Cloud por uma startup de Web3. O objetivo é auxiliar os desenvolvedores que tenham objetivos semelhantes.
Dessa forma, o Programa de Startups de Web3 oferecido pelo Google Cloud permite que as empresas tenham acesso a novos benefícios que proporcionam tecnologia, comunidade e recursos necessários para o desenvolvimento de suas atividades.
Com isso, as empresas podem se concentrar na inovação, sem se preocupar com a infraestrutura necessária para criar aplicativos descentralizados, ferramentas da Web3 e serviços. Assim, o programa é dividido em dois níveis:
- o 1º auxilia os interessados em criar startups do zero
- o 2º foca em ajudar as empresas a escalarem seus serviços, pessoal e estrutura
Diversas blockchains, como Polygon, Solana, Base e Hedera, estão entre os parceiros da iniciativa.
Portanto, com o lançamento dessa plataforma, o Google demonstra seu comprometimento em apoiar e impulsionar o desenvolvimento da Web3.