quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeNegóciosMercado Futuro de Bitcoin abre uma nova Era no Brasil

Mercado Futuro de Bitcoin abre uma nova Era no Brasil

O mercado de criptomoedas no Brasil vive um momento histórico. Na última quarta-feira (17), o contrato futuro de Bitcoin registrou a negociação de 7,4 mil contratos em seu primeiro dia de operação. Além disso, o produto recebeu cerca de 111 mil ordens de compra ou venda.

O que você precisa saber sobre Contrato Futuro de Bitcoin

“O momento é muito propício para a negociação do Bitcoin no mercado futuro” – afirma Marcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3. Ele destaca que estamos às vésperas do halving, evento que ocorre aproximadamente a cada quatro anos. O evento tem como objetivo reduzir pela metade a remuneração dos mineradores de Bitcoin. Esse processo controla a oferta da criptomoeda para evitar a desvalorização.

O contrato tem vencimento mensal e valor de 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais. A liquidação é exclusivamente financeira, não havendo compra e venda de criptomoedas. Os resultados ocorrem sobre a variação de preço do Bitcoin.

Assim, no mercado futuro, o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado tipo de ativo em uma data futura com um preço pré-determinado. Para entrar no jogo do futuro do Bitcoin, os investidores de varejo devem depositar uma margem mínima de R$ 100 por contrato na corretora.

Portanto, os investidores que mantiverem posições nos contratos e não zerarem suas posições até o final do pregão, deverão depositar o equivalente a 50% do valor do contrato. Esse depósito, conhecido como margem de garantia, serve como um seguro, garantindo que todas as partes envolvidas cumpram suas obrigações financeiras.

Um aspecto singular do mercado futuro é a realização de ajustes diários, que refletem as oscilações do preço do contrato. Ou seja, o contrato pode variar de acordo com a oscilação do preço durante o pregão. Isso significa que os contratos vão sofrer, todos os dias, ajustes em seu valor até o dia do seu vencimento.

O vencimento de contrato ocorre sempre na última sexta-feira do mês. Portanto, o investidor pode montar estratégias com prazos diferentes sobre o mesmo ativo. Por isso, com essas novas possibilidades, o mercado de Bitcoin no Brasil se mostra cada vez mais maduro e pronto para novos investidores.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img