quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
HomeRegulamentaçãoMudança na declaração de criptomoedas

Mudança na declaração de criptomoedas

Nesta segunda-feira (18), a Receita Federal anunciou uma mudança em relação ao leiaute de declaração de criptomoedas. Confira mais detalhes sobre esta e outras novidades recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.

De acordo com a Receita Federal, a mudança, que entrará em vigor a partir do primeiro dia de 2024, diz respeito ao preenchimento de campos numéricos. Esses campos vão se estender e com isso, será exigido o preenchimento da vírgula, separando a parte inteira e a parte não inteira.

Ao justificar a mudança, a Receita Federal declarou em seu comunicado:

“Tendo em vista o surgimento de criptoativos que possuem valor individual muito baixo, cujas transações envolvem, em muitos casos, trilhões de unidades, verificou-se a necessidade de alterar o leiaute da referida obrigação acessória, para facilitar tanto o reporte de informações por parte dos contribuintes, como o seu processamento.”

Ainda de acordo com o informe, essa mudança será válida para novas declarações, válidas ou retificadoras.

Banco Central

Outra instituição nacional que tem se movimentado com grandes anúncios referentes ao cenário cripto é o Banco Central.

No último dia 11, o BC promoveu mais uma de suas lives em seu canal no Youtube e, entre outros pontos, abordou a questão da  separação patrimonial entre empresas custodiantes de criptoativos e seus clientes.

Já no último dia 14, o Banco Central deu início a uma Consulta Pública para elaborar um arcabouço regulatório no que diz respeito a prestadoras de serviços de ativos virtuais no Brasil.

Coinbase

A Coinbase também fez um anúncio aos seus usuários na última semana. Em seu comunicado, a exchange divulgou seu projeto de expansão internacional.

A Bittrex Global tem estado na contramão da Coinbase em seu processo de finalização de operações e encerrou suas atividades de negociação recentemente. Com isso, usuários podem apenas realizar saques e são incentivados pela plataforma a fazerem isso o mais rápido possível..

No início de novembro, no dia 6, a Coinbase já havia anunciado outra novidade, que diz respeito a uma funcionalidade de envio de dinheiro por meio de links. De acordo com a empresa, essa nova possibilidade deverá facilitar e agilizar o processo de envio de dinheiro.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img