Na última quinta-feira (6), a Multichain, antes conhecida como Anyswap, usou a sua conta oficial no Twitter para se pronunciar a respeito de movimentações anormais em suas pontes. Em decorrência desse cenário incerto, na última sexta-feira (7), a empresa anunciou a paralisação de seus serviços. Confira mais detalhes no texto abaixo.
Em sua postagem na última quinta-feira (6), a Multichain atualizou o público sobre um cenário anormal e fez uma importante recomendação:
“Os ativos de bloqueio no endereço Multichain MPC foram movidos para um endereço desconhecido de forma anormal.
A equipe não tem certeza do que aconteceu e está investigando.
Recomenda-se que todos os usuários suspendam o uso dos serviços Multichain e revoguem todas as aprovações contratuais relacionadas ao Multichain.”
Não demorou muito para que a Multichain voltasse a se pronunciar. Em uma segunda postagem da empresa, publicada na última sexta-feira (7), foi anunciada uma medida mais drástica em decorrência desse cenário:
“O serviço Multichain parou no momento e todas as transações de ponte vão permanecer presas nas cadeias de origem.
Não há tempo de retomada confirmado.
Por favor, não use o serviço de ponte Multichain agora.”
A situação da Multichain vem repercutindo no mercado, tanto nas mídias especializadas quanto em comentários nas redes sociais.
Fundador e CEO da exchange Binance, Changpeng Zhao postou sobre o assunto em sua conta no Twitter:
“Parece que outro hack aconteceu no Multichain. Isso NÃO afeta os usuários da @Binance ou da própria @Binance. Trocamos todos os ativos e fechamos os depósitos há algum tempo. Independentemente disso, oferecemos nossa assistência para ajudar com a situação”
Ataque Hacker
O tema ataque hacker já havia virado um tópico em alta recentemente no cenário das criptomoedas. No começo de junho, a Atomic Wallet recebeu relatos de seus usuários informando transações não autorizadas em suas carteiras. Desde então, a empresa vem atualizando o público sobre as investigações com comentários em suas redes sociais.
Em sua última atualização, a Atomic Wallet informou que menos de 0.1% dos seus usuários foram afetados com a situação e reforçou que estava trabalhando em conjunto com investigadores de crypto, autoridades e exchanges.
Ainda nesse cenário, falsas contas na rede social tentaram aplicar golpes nos prejudicados.