Autoridades internacionais executaram a Operação Cronos, interrompendo a maior operação de ransomware do mundo. Como resultado, mais de 200 contas de criptomoedas ligadas à organização que efetuava os ataques foram congeladas. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Europol divulgaram na última terça-feira (20) a ação da Operação Cronos. As autoridades interromperam a maior operação de ransomware (LockBit) do mundo. O grupo criminoso atacou mais de 2 mil pessoas, reuniu US$ 120 milhões em seus ataques e exigiu resgates que totalizam centenas de milhões de dólares, segundo as autoridades.
Ao todo, a Operação Cronos reuniu os esforços de 10 países, resultou na prisão de dois homens russos, na derrubada de 34 servidores, no fechamento de 14 mil contas criminosas e no congelamento de 200 contas de criptomoedas.
As autoridades também informaram que agora controlam a infraestrutura técnica do grupo criminoso.
“…a NCA, em cooperação com o FBI e parceiros internacionais de aplicação da lei, desenvolveu capacidades de desencriptação que podem permitir que centenas de vítimas em todo o mundo restaurem sistemas encriptados utilizando a variante do ransomware LockBit”, compartilhou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
As autoridades também divulgaram cinco acusações contra membros do grupo criminoso.
Confira os comunicados do Departamento de Justiça Americano e da Europol.
Mais Notícias
No último domingo (18), a FixedFloat confirmou que sofreu um ataque hacker. De acordo com comentários da corretora na rede X, as contas dos usuários não foram afetadas. A FixedFloat também informou que está investigando o caso e que irá compartilhar mais informações no futuro.
Em outra notícia recente de destaque, a Espanha emitiu a 1ª multa relacionada a publicidade de criptomoedas. Em contrapartida, recentemente, a cidade de Torrevieja informou que está trabalhando para se tornar a primeira cidade “Crypto Friendly” do país.
Por fim, a revista Forbes anunciou o lançamento de um espaço próprio e permanente no metaverso de “The Sandbox”. A revista promete experiências interativas e eventos nesses espaço, como workshops. De acordo com o comunicado, essa ação demonstra o seu posicionamento na Web 3.0 e uma confirmação de que acredita no poder de transformação do metaverso.