segunda-feira, setembro 16, 2024
spot_img
HomeBitcoinPor ameaça à segurança nacional, EUA fecham mineradora de Bitcoin

Por ameaça à segurança nacional, EUA fecham mineradora de Bitcoin

Em meio a preocupações com a segurança nacional, o presidente dos EUA ordenou o fechamento imediato da MineOne, uma mineradora de Bitcoin próxima a uma instalação militar. A ordem, emitida na segunda-feira (13), exige que a empresa chinesa desmantele todas as suas operações e retire seus equipamentos de mineração de criptomoedas do local.

Mineradora é considerada um risco imediato

A proximidade da mineradora com a Base Aérea de Warren, que abriga os mísseis Minuteman III, levantou sérias preocupações. Equipamentos especializados para mineração de criptomoedas, alguns estrangeiros, foram citados como uma ameaça.

“A mineradora MineOne adquiriu o imóvel em junho de 2022 e fez melhorias para permitir operações especializadas de mineração de criptomoedas perto da Base Aérea Warren.” – informou a Casa Branca.

Janet Yellen, secretária do Tesouro, declarou que a medida visa proteger os interesses de segurança nacional dos EUA contra investimentos estrangeiros que possam representar riscos para instalações militares sensíveis.

A investigação sobre a aquisição da propriedade pela MineOne começou após uma denúncia. Então, isso levou o governo dos EUA a agir rapidamente para garantir a segurança das instalações militares próximas.

Assim, a Casa Branca afirmou que a proximidade da empresa com a base militar pode facilitar atividades de vigilância e espionagem. Então, quando se chega nesse nível, vira um risco para a segurança nacional.

Imagem: WSJ / Divulgação

Portanto, a ordem determina a proibição imediata da propriedade ou manutenção de quaisquer direitos sobre a propriedade pela mineradora MineOne. Ela e suas afiliadas têm a obrigação de desfazer todos os interesses de propriedade no terreno em até 120 dias.

Mas não é só isso, a empresa também deve remover todos os equipamentos e melhorias relacionadas às operações de mineração de criptomoedas em 90 dias.

Até o momento, a MineOne não respondeu aos pedidos de comentário sobre a ordem presidencial.

Portanto, espera-se que a mineradora cumpra rapidamente com a determinação da Casa Branca e remova todos os equipamentos de mineração da área delimitada. Tudo isso com o objetivo de preservar a segurança nacional e a integridade das operações militares na Base Aérea de Warren.

Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
Formado pela PUC-RJ (2002) em Jornalismo, com Pós Graduação na ESPM-RJ (2006) em Comunicação com o Mercado. Trabalhou em rádio, jornal, editora de livros como revisor e agências de publicidade como redator, estratégia de negócio e social media. Editorias trabalhadas: entretenimento, futebol, política, economia, petróleo, marketing, negócios, iGaming e tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img