A rede social X surpreendeu seus usuários ao remover todas as informações relacionadas à funcionalidade de imagem de perfil NFT de sua página de suporte X Premium. A incerteza tomou conta dos usuários que definiram NFTs como foto de perfil. Pois seus avatares hexagonais permanecem, mas ainda não confirmaram se também serão removidos pela X.
Rede X não é a única a remover os NFTs
Essa funcionalidade, implementada durante a gestão anterior do ex-Twitter em janeiro de 2022, permitia que assinantes do Twitter Blue incorporassem certos NFTs em suas fotos de perfil usando tokens de Ethereum.
Assim, as fotos de perfil assumiam a forma de hexágonos e proporcionava aos usuários a capacidade de obter informações detalhadas sobre os NFTs ao clicarem neles.
A decisão da X de eliminar essa funcionalidade não é única, seguindo uma tendência observada em outras plataformas sociais. Em 2022, tanto o Instagram quanto o Facebook começaram a exibir e postar NFTs, porém, a Meta encerrou essa funcionalidade em março de 2023.
O que esperar para o futuro
Assim, o cenário futuro das NFTs permanece incerto. Há uma recuperação do mercado, com volumes de negociação superando os 1,6 bilhão de dólares nos últimos meses. No entanto, o valor de alguns tokens de alto preço, como o Bored Ape Yacht Club (BAYC), experimentou uma rápida diminuição desde seu pico.
Por fim, as mudanças na X refletem uma possível reavaliação mais ampla das criptomoedas, que geralmente têm valor difícil de ser medido nas redes sociais. Para os entusiastas de NFTs resta somente aguardar se essa tendência é temporária ou veio para ficar.