Na última quinta-feira (8), Kenny Manta, fundador da Manta Network, fez uma postagem na rede social X para comunicar um ataque hacker sofrido pela plataforma. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo.
De acordo com a postagem de Kenny Manta, a Manta Network sofreu um ataque hacker na modalidade DDoS, com um grande volume de solicitações que ultrapassam a capacidade da rede. Ao todo, foram 135 milhões de solicitações, de acordo com o fundador da plataforma.
O ataque ocorreu às 9h30 (UTC) e como resultado, a comunicação entre os aplicativos e a blockchain estava severamente limitada até a hora da postagem de Kenny. No entanto, ele ressaltou, entre outros pontos, que os fundos estavam seguros e que a blockchain estava funcionando normalmente.
Sobre o que vinha a seguir nesse contexto, o fundador da Manta declarou:
“Estamos trabalhando 24 horas por dia como uma equipe para superar isso. Estamos criando mais esforços de mitigação de DDoS e nos comunicando com parceiros e prestadores de serviços para implementar contramedidas. O ataque é muito maior que o normal e a duração também é muito maior que o normal, o que sicgnifica que a resolução também está demorando mais que o normal.”
Chainalysis
Também na última quinta-feira (18), por meio de postagem em seu blog, a Chainalysis compartilhou com o público dados captados sobre o setor cripto.
O que a empresa destaca em sua publicação é a redução nos valores transferidos para contas ilícitas em 2023. O valor estimado equivale a 0.34% do volume total de transações on-chain.
Concurso Público
No último dia 11, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um edital de concurso público referente a 60 vagas para os cargos de Analista e Inspetor na instituição.
Entre os conhecimentos específicos exigidos para algumas das vagas, estão aqueles relacionados a criptoativos e blockchain.
União Europeia
A União Europeia fechou um novo acordo provisório para o combate à lavagem de dinheiro, unificando as regras entre seus estados membros.
O acordo vai afetar também o setor cripto, com a necessidade de uma investigação mais apurada por parte de empresas provedoras de serviços de ativos virtuais – ou CASPS, sigla em inglês – em relação aos seus clientes.