Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), órgão regulador dos EUA, comunicou que vai postergar as decisões sobre os pedidos da BlackRock e da Grayscale. Ambas as empresas solicitaram a aprovação de ETFs de Ether à vista. A notícia veio como um balde de água fria para os investidores que aguardavam ansiosamente a aprovação desses ETFs.
Futuro da BlackRock e Grayscale ainda indefinidos
A SEC, em um movimento surpreendente, divulgou que vai atrasar as decisões sobre os pedidos da Grayscale e da BlackRock. Isso aconteceu logo após o adiamento da decisão sobre o ETF de Ether proposto pela Franklin Templeton.
Então, em seu aviso na última terça-feira (23), a SEC escreveu: “A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou desaprovando a alteração proposta na regra para que tenha tempo suficiente para considerar a alteração proposta na regra, conforme modificada pela Emenda nº 1”.
Assim, a SEC agora deve tomar uma decisão sobre a aplicação da Franklin Templeton até 11 de junho. Também no dia 23 de abril, a Grayscale arquivou um formulário S-3, semelhante ao S-1, só que mais curto, para um Trust de ETH da Grayscale e um S-1 para um Mini Trust de ETH da Grayscale.
Em novembro, a BlackRock submeteu um pedido S-1 para um ETF de Ether spot. No entanto, em março, a decisão sobre o pedido da BlackRock foi postergada. Na mesma época, a SEC também adiou as decisões sobre os pedidos de ETF de Ether à vista da Hashdex e da ARK 21, estendendo o prazo por mais dois meses até o final de maio.
Operadores dizem que cautela da SEC é um fator positivo
A BlackRock arquivou a emenda à aplicação em 19 de abril. O aviso da SEC de 23 de abril detalha as alterações encontradas na emenda, que dizem respeito principalmente à criação e resgate de ações. Também estende o período de comentários sobre a proposta por 21 dias após sua publicação no Federal Register. Nenhuma nova data-limite para uma decisão da SEC foi especificada.
Em resumo, a decisão da SEC de adiar suas decisões sobre as solicitações da BlackRock e da Grayscale para ETFs de Ether à vista é um acontecimento significativo no mundo das criptomoedas.
Mas, embora a decisão possa ser decepcionante para alguns, ela destaca a cautela da SEC em relação a esses produtos financeiros emergentes. Ainda assim, a vitória da Grayscale sugere que ainda há esperança para os ETFs de criptomoedas nos Estados Unidos.