quarta-feira, maio 29, 2024
spot_img
HomeMetaversoBIS publica relatório sobre o impacto econômico dos serviços no metaverso

BIS publica relatório sobre o impacto econômico dos serviços no metaverso

Na última quarta-feira (7), o Banco de Compensações Internacionais (BIS) publicou um relatório que aborda o impacto econômico gerado pelos serviços no metaverso. Confira mais informações sobre esta e outras notícias recentes relacionadas ao mercado digital no texto abaixo. Entre elas, estão dados recentes compartilhados pela plataforma de dados da Blockchain – Chainalysis.

O documento do BIS pode ser acessado como um pdf de 31 páginas no site oficial da instituição. Logo no início, os autores Carlos Cantú, Cecilia Franco e Jon Frost destacaram que o investimento no mundo virtual cresceu rapidamente, mas que indicadores demonstram uma queda de interesse ao longo dos últimos dois anos.

Entre outros pontos, o relatório indicou que o sucesso do metaverso pode gerar mudanças no setor econômico/ financeiro. Um exemplo seria uma indefinição das linhas nos setores transacionáveis e não transacionáveis.

Outro ponto que foi destacado é a necessidade de políticas públicas para esse contexto, caso o metaverso tenha sucesso. Tendo como um dos objetivos proteger consumidores e dados pessoais.

“O objetivo de muitas aplicações do metaverso é conseguir uma mudança na forma como as atividades economicas – particularmente serviços – são percebidas, executadas e monetizadas tanto em termos reais e ambientes virtuais. Apesar das afirmações hiperbólicas dos promotores do metaverso, existem questões em aberto em torno da tecnologia e quão amplamente adotada
as aplicações serão”, apontaram os autores no texto.

Ransomware

Paralelamente no último dia 7, a Chainalysis compartilhou dados sobre ataques com ransomware realizados em 2023.

De acordo com a plataforma, golpistas extorquiram cerca de US$ 1.1 bilhão em criptomoedas com ataques que utilizavam ransomware. O ano anterior marcou uma queda nesse sentido, com perca no valor de aproximadamente US$ 567 milhões.

No entanto, a plataforma destacou:

“O cenário do ransomware não é apenas prolífico, mas também está em constante expansão, tornando difícil monitorar cada incidente ou rastrear todos os pagamentos de resgate feitos em criptomoedas. É importante reconhecer que nossos números são estimativas conservadoras, que provavelmente aumentarão à medida que novos endereços de ransomware forem descobertos ao longo do tempo”

Mais

O Banco Central encerrou sua consulta pública sobre o mercado de ativos digitais no último dia 31. A pesquisa registrou 240 participações.

Na aba de consultas encerradas, você pode acessar qualquer um desses registros.

Fique atento também ao calendário. No dia 30 de janeiro, a CVM abriu o período de inscrições para o seu concurso público.

De acordo com o edital, a instituição oferta 60 vagas entre os cargos de Analista (40) e Inspetor (20).

A Binance divulgou alguns comunicados nos últimos dias. Conforme informou uma nota do último dia 6, a exchange vai remover quatro criptomoedas de sua plataforma no dia 20 de fevereiro. Confira os nomes dos tokens abaixo:

  • Aragorn (ANT)
  • Multichain (MULTI)
  • Vai (VAI)
  • Monero (XMR)

A Roblox compartilhou que está utilizando Inteligência Artificial para apoiar a comunicação de seus usuários. A empresa desenvolveu um LLM (Large Language Model) próprio, que apoia a tradução de 16 idiomas.

Várias autoridades também têm realizado operações atreladas ao mercado digital. No último dia 7, o Governo divulgou que a Polícia Federal havia deflagrado a operação Symbolic. Já no exterior, na metade de janeiro, a polícia da Alemanha realizou a maior apreensão de bitcoins da história do país.

Por fim, outras empresas além da Chainalysis divulgaram dados sobre o mercado digital nos últimos dias. A Crypto.com, por exemplo, apontou um crescimento no número de detentores de criptomoedas em 2023.

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Jornalista formado pela UNESP-Bauru (2016-2019), com MBA em Negócios Digitais pela USP Esalq (2022-2024). Possui experiência como assessor de comunicação, assessor de imprensa, redator e locutor. Já atuou em iniciativa social e em agência de comunicação, lidando com empresas e personas das áreas de saúde, autodesenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo, entre outras.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -spot_img

últimas notícias

- Advertisment -spot_img