Na última quinta-feira (14), a exchange Coinbase anunciou, por meio de publicação em seu blog, uma expansão de seus mercados de venda instantânea (spot market) fora dos Estados Unidos. Confira mais detalhes sobre esta e outras novidades recentes que marcaram o mercado digital no texto abaixo.
De acordo com o anúncio da Coinbase, a expansão internacional de seus mercados de venda instantânea vai ocorrer em diversas etapas. A primeira foi realizada no último dia 14, com a listagem dos seguintes pares BTC-USDC e ETH-USDC para clientes fora dos Estados Unidos.
“O nosso foco principal no início será construir liquidez e criar uma base sólida. Nos próximos meses, planejamos expandir o produto para incluir usuários do varejo, ativos adicionais e funcionalidades que permitam novas estratégias de negociação e melhorem a eficiência do capital”, destaca a Coinbase em seu comunicado.
Entre outros pontos, a empresa também ressalta que a Coinbase International Exchange é uma opção confiável de mercado de venda instantânea fora dos Estados Unidos, tendo em vista indivíduos da comunidade cripto que hesitam em utilizar exchanges do país norte-americano devido ao seu cenário regulatório.
Consulta Pública
Em uma notícia recente que chamou atenção no cenário do mercado digital, o Banco Central lançou uma Consulta Pública para a regulação do mercado de criptomoedas no Brasil. Por meio do Decreto nº 11.563, de 13 de junho de 2023, o BC foi definido como a instituição reguladora de prestadoras de serviços de ativos virtuais no país.
Quem quiser participar da Consulta Pública poderá fazer isso até o começo do ano que vem, no dia 31 de janeiro, acessando o site da instituição.
Também nesta semana, o BC promoveu uma live em seu canal no Youtube abordando a temática das criptomoedas. A questão da separação patrimonial entre empresas custodiantes de criptoativos e seus clientes foi abordada.
Outra instituição que se manifestou recentemente sobre o setor foi a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que produziu e lançou recentemente um dicionário cripto com mais de 200 verbetes em parceria com a ABCripto.
Bittrex Global
No dia 4 de dezembro, a Bittrex Global encerrou as operações de negociação em sua plataforma. A plataforma está encerrando suas operações como um todo e, agora, usuários podem realizar apenas a retirada de seus ativos, ainda por tempo indeterminado.
Em seu comunicado, a Bittrex Global incentiva os usuários a retirarem seus ativos o mais rápido possível.