Nesta sexta-feira (27), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um texto em que trata sobre suas mais recentes ações relacionadas ao mercado cripto e aos seus próximos passos. Confira mais detalhes abaixo e leia sobre outras notícias que marcaram o mercado digital recentemente.
CVM
Conforme a Comissão de Valores Mobiliários revela em sua publicação, tem atuado em quatro campos no mercado de capitais:
Sociedades Anônimas de Futebol (SAF)
Finanças Sustentáveis
Agronegócio
Criptoativos
No que diz respeito aos criptoativos, a CVM informa que seus esforços recentes se voltaram para esclarecer sua atuação no setor, entre outros pontos no que diz respeito a fiscalização.
Já sobre as próximas movimentações, a Comissão afirma:
“…a CVM iniciará comunicação com instituições do ecossistema cripto que potencialmente atuem com valores mobiliários. O objetivo é entender o seu papel nesse sistema, sua estrutura e as características de tais ativos. Este trabalho faz parte da supervisão temática indicada no Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco (SBR) 2023-2024 da CVM.”
Outra instituição nacional de relevância que se comunicou com o público recentemente foi a Receita Federal. Em um texto, a RF trouxe informações sobre o cenário das stablecoins.
Desabafo
O jogador de futebol Gustavo Scarpa, que atualmente defende o Olympiacos F.C. (Grécia), utilizou seu perfil na rede social Instagram para desabafar. No texto, ele fala sobre alguns hábitos que adotou nos últimos tempos e sobre as pessoas que teriam sido responsáveis pelo prejuízo de cerca de R$ 6 milhões que teve ao investir no setor de criptomoedas.
“Depois que o golpe que eu levei se tornou público, nunca mais havia conseguido me concentrar direito para ler livros, uma paixão e um hábito que adquiri há algum tempo. Acabei optando por hobbies com mais adrenalina, como skate e wakeboard. Graças a Deus, porém, após quase 1 ano, o paiiiiii tá de volta com a leituraaaa. Infelizmente, os pilantras que fizeram isso comigo e com milhares de outras pessoas, de forma direta ou indireta, seguem vivendo normalmente. Com muita cara-de-pau, continuam lesando famílias com destreza, simpatia e hipocrisia, desejando o “bem” pra todos, como se não devessem nada pra ninguém. E, de forma descarada, ainda usam o nome de Deus pra disfarçar suas desonestidades. É apenas um desabafo e uma inconformidade com a situação. Mas, enfim, estou contente porque consegui vencer mais uma batalha da mente. To ligado que quem me deve vai me pagar! É nóisssss heheheehe”